19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

S.Bárbara participa de Encontro Estadual sobre Arboviroses

Compartilhe essa notícia!

Foi realizado nesta segunda-feira (30) o Encontro Estadual sobre Arboviroses, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. O evento aconteceu no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo. Santa Bárbara d’Oeste foi representada pela secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, diretor de Políticas Públicas de Saúde, Alexandre Visockas e pelo responsável pela Gestão Estratégica em Saúde, Marcus Pensuti.

 

O evento teve como objetivo reforçar e aprimorar estratégias de prevenção e enfrentamento à dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, intensificando aquelas que já vêm sendo desenvolvidas conjuntamente entre Governo e Prefeituras. “Foi um encontro importante, onde pudemos avaliar junto aos municípios a efetividade das ações de combate a dengue e outras arboviroses que vêm sendo desenvolvidas”, destacou Lucimeire.

 

Segundo a secretária, essa interação é importante por trazer novas ideias e reforçar a necessidade de manter um controle cada vez mais eficaz sobre o mosquito Aedes aegypti. “A Secretaria de Estado tem conversado rotineiramente com os municípios, monitorando todas as ações e parcerias nesse enfrentamento constante ao mosquito transmissor das doenças em todo o Estado. Desde 2013 o prefeito Denis Andia tem priorizado essas ações, inclusive com a adoção de trabalhos intersetoriais com outras secretarias da Administração Municipal. Pretendo me reunir nos próximos dias com a equipe para discutir a possibilidade de novas estratégias a serem adotadas e também o aprimoramento das ações exitosas que já vêm sendo realizadas em Santa Bárbara”, completou.

 

Uma das principais parcerias entre o a Secretaria de Estado e as Prefeituras, a Campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”, realizada aos sábados, ampliou os trabalhos realizados diariamente pelas equipes da Divisão de Controle de Vetores em Santa Bárbara. Promovida em duas edições em 2016, a iniciativa registrou um saldo de mais de 36 mil imóveis visitados aos sábados, tendo sido recolhidas aproximadamente 13,7 toneladas de possíveis criadouros em diversos bairros da cidade. Em 2017, com o prosseguimento da ação, já foram 7,3 mil imóveis visitados, com 1,7 toneladas de possíveis criadouros retirados.

 

A Prefeitura segue diariamente ações de controle do vetor realizadas pelos agentes de controle de endemias, como as visitas domiciliares para inspeção e orientação à população quanto às medidas preventivas, bloqueio, controle e retirada de criadouros, nebulização e bloqueio de transmissão, visita a pontos estratégicos e imóveis especiais, busca ativa de suspeitos e atividades de informação, educação e comunicação à população. Por meio dos diversos serviços realizados e ações ininterruptas, Santa Bárbara d’Oeste conseguiu reduzir em 90% o número de casos de dengue em 2016, comparando ao número de casos positivos de 2015.

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!