24Horas Saúde

S.Bárbara lança sistema de informatização e gestão da Saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste lançou nesta quarta-feira (26) o sistema de informatização integrada com orientação para a gestão da Secretaria de Saúde. A ferramenta proporcionará a modernização da gestão administrativa, integrando unidades de saúde e todos os serviços de saúde disponíveis à população na rede assistencial, com o objetivo de facilitar o acesso e construção de históricos, avançando e qualificando a gestão da saúde municipal.

 

O evento realizado no Salão Nobre da Secretaria de Educação apresentou o sistema de gestão baseado nas características da rede municipal. Em um investimento de R$ 450 mil, a empresa Maestro Sistemas Públicos será responsável em executar a informatização que eliminará fatores que retardam a tomada de decisões na gestão pública, como a dificuldade na obtenção de informações confiáveis e em tempo real, permitindo o efetivo planejamento dos recursos necessários para o atendimento das demandas com eficiência e qualidade.

 

De acordo com o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, a implantação do sistema de informatização era aguardada há tempos no município. “A informatização da Saúde é um tabu que durava pelo menos 12 anos. É mais um compromisso meu de campanha que conseguimos colocar em prática e que vai contribuir significativamente para a melhoria da prestação de serviços, agendamentos e atendimento da população na área da Saúde”, disse. “Nossos investimentos nessa área têm sido vigorosos e os resultados já começam a aparecer”, completou.

 

Por sua vez, o secretário de Saúde, Laerte Zucolo, explicou que com o novo sistema será possível ter maior controle de todas as ações realizadas no setor. “Atendendo determinação do prefeito Denis Andia iniciamos esse passo importante para a saúde da nossa cidade. Entre os benefícios estão o maior controle sobre a entrega de medicamentos, controle de pedidos de exames, marcação de consultas e outros serviços, além de relatórios importantes para análise e tomadas de direções”, afirmou. “Vamos melhorar os processos administrativos, aplicando melhor os recursos financeiros e assistenciais, incrementando os indicadores de qualidade da saúde”, previu.

 

Os softwares do sistema de informatização e gestão da Secretaria de Saúde serão instalados a partir das próximas semanas. Até o fim do ano, o sistema deve estar totalmente implantado nas unidades de Saúde do município juntamente com o Cartão Saúde Municipal. “Com a informatização, Santa Bárbara d’Oeste passa a ser uma das cidades mais avançadas no sistema de gestão da Secretaria de Saúde. Isso é um avanço muito grande para o município”, ressaltou o diretor da Maestro Sistemas, Willian Josué.

 

A informatização reunirá, por exemplo, dados como os registrados em 2013, sendo 686 mil procedimentos de atenção básica entre consultas, exames, procedimentos de enfermagem e atenção domiciliar, 170 mil da atenção especializada, como Saúde Bucal, Saúde da Mulher e Centro de Especialidades Médicas, além de 1,3 milhão na Urgência e Emergência entre consultas, procedimentos de enfermagem, serviço social e exames, divididos entre os prontos socorros “Dr. Afonso Ramos” e “Dr. Edison Mano”.

 

Também estiveram presentes no lançamento os secretários de Administração, Laerson Andia, de Governo, Rodrigo Maiello, de Educação, Tânia Mara da Silva, de Fazenda, Raquel Campagnol, de Controle Geral, José Eduardo Rodella, a chefe do setor de informática da Prefeitura, Joceli Daniel Manfrim, o diretor da empresa Maestro Sistemas Públicos, Geraldo Biesek, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Cândida Vieira Miguel, além dos vereadores Edison Carlos Bortolucci Junior – Juca, Ducimar de Jesus Cardoso – Kadu Garçom e Antonio Carlos de Souza – Antonio da Loja.

 

Fotos: José Roberto Bueno

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br