28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

S.Bárbara lança Programa Saúde da Família nesta terça-feira

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Ilustrativa] A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, lança oficialmente nesta terça-feira (16) o PSF (Programa Saúde da Família) no município. O lançamento ocorrerá com Aula Magna no Teatro Municipal Manoel Lyra a partir das 8h30, reunindo representantes da Administração Municipal, autoridades locais, técnicos da pasta, além de articuladores do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

 

O PSF é uma estratégia de assistência da atenção básica à saúde, formada por equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cada equipe de Saúde da Família é responsável por aproximadamente mil famílias, dentro de uma área delimitada geograficamente. Estas equipes atuam em ações de promoção de saúde, prevenção e reabilitação dos pacientes com doenças e agravos mais frequentes, além da manutenção da saúde desta comunidade.

 

O lançamento do programa terá seu início às 8h30 com abertura oficial, seguida de palestra “Linha do Tempo da Saúde – SUS – Estratégia Saúde da Família – Programas do Ministério”, com o articulador da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Érico Vasconcelos. Às 14 horas a pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Políticas Publicas (Nepp) da Unicamp, Carmen Lavras, ministrará palestra sobre “O papel da Atenção Básica no Cuidado à Saúde”, enquanto às 15 horas o tema “Regionalização” será explanado pela articuladora regional da Secretaria de Estado de Saúde, Marlene Rizzoli, para posterior debate entre os presentes.

 

Na análise do prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, a implantação do Programa de Saúde da Família em Santa Bárbara é mais uma conquista importante na área da Saúde. “É algo que há muitos anos se falava, mas que em nenhum momento houve a iniciativa de sua efetivação. É importante porque cuida da atenção preliminar das famílias barbarenses e vai agregar qualidade em nosso atendimento. Esta é uma das mais importantes ações realizadas na história da Saúde em Santa Bárbara”, disse. “O trabalho das equipes de saúde é o ponto-chave de toda esta estratégia e permite a troca de conhecimentos e experiências entre os membros da equipe, que normalmente é composta por um médico generalista (capacitado para atender crianças, homens, mulheres, gestantes e idosos), uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde”, destacou ainda o secretário de Saúde, Dreison Iatarola

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!