28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

S.Bárbara lança Programa Saúde da Família em setembro

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue com os preparativos para o lançamento do PSF (Programa Saúde da Família) no município. O Programa será lançado oficialmente no dia 16 de setembro, em evento no Teatro Municipal Manoel Lyra, com a presença de representantes da Administração, autoridades locais, técnicos da pasta, além de articuladores do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Na ocasião será realizada uma Aula Magna sobre a Estratégia Saúde da Família.

 

O PSF é uma estratégia de assistência da atenção básica à saúde, formada por equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cada equipe de Saúde da Família é responsável por aproximadamente mil famílias, dentro de uma área delimitada geograficamente. Estas equipes atuam em ações de promoção de saúde, prevenção e reabilitação dos pacientes com doenças e agravos mais frequentes, além da manutenção da saúde desta comunidade.

 

O prefeito Denis Andia enfatizou que a implantação do Programa de Saúde da Família em Santa Bárbara é mais uma conquista importante na área da Saúde. “É algo que há muitos anos se falava, mas que em nenhum momento houve a iniciativa de sua efetivação. É importante porque cuida da atenção preliminar das famílias barbarenses e vai agregar qualidade em nosso atendimento”.

 

Para o secretário de saúde, Dreison Luis Iatarola, esta será a mais importante ação já realizada na história da saúde na cidade. “O trabalho das equipes de saúde é o ponto-chave de toda esta estratégia e permite a troca de conhecimentos e experiências entre os membros da equipe, que normalmente é composta por um médico generalista (capacitado para atender crianças, homens, mulheres, gestantes e idosos), uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde”, destacou.

 

Um dos diferenciais do Programa, segundo Iatarola, serão os atendimentos domiciliares, onde os profissionais e pacientes terão a oportunidade de interagir e trocar experiências. “Diferentemente da equipe tradicional, as equipes de saúde da família, além do atendimento na unidade básica, também desenvolvem atendimentos domiciliares a pacientes mais debilitados e atendimentos a grupos específicos, como adolescentes, gestantes, diabéticos, hipertensos entre outros, em que os pacientes e profissionais de saúde tem a oportunidade de aprenderem uns com os outros”, completou.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!