My Twitter Feed

December 11, 2016

Casa de Aço Modulações

S. Bárbara inicia “Operação Verão” nesta quinta-feira (1)


A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste inicia nesta quinta-feira (01/12) a “Operação Verão”. O objetivo é estabelecer um conjunto de ações preventivas e de resposta e recuperação frente aos eventos naturais ocasionados pelo período de chuva.

A “Operação Verão” é uma iniciativa da Cedec/SP (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil). A Defesa Civil, órgão vinculado à Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) adotou o PPDC (Plano de Prevenção de Defesa Civil) contemplando ações até o final da operação, no dia 31 de março de 2017.

Dentre as ações estão o Monitoramento Meteorológico das previsões climáticas, o Monitoramento Hidrológico em toda extensão da sub-bacia dos Toledos (Represas Areia Branca, São Luiz e de Cillos, Represa de Captação Santa Alice, Ribeirão dos Toledos, Córregos Mollon e Giovanetti e o Rio Piracicaba) e vistorias das áreas de risco.

“Uma das novidades da Operação Verão 2016/2017 é o Planejamento Intersetorial e a implantação do Comitê de Crise para atendimento de resposta rápida”, disse o coordenador da Defesa Civil, Joaquim Pedro dos Santos. De acordo com o agente da Defesa Civil, Ezequiel Matos, alguns equipamentos instalados na cidade vão complementar e fortalecer o monitoramento já realizado pela Defesa Civil. “A Estação Hidrológica e o pluviômetro instalados pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) irão monitorar o nível do Ribeirão dos Toledos e a quantidade de chuvas, juntamente com a Estação Meteorológica instalada na ETA IV, no Jardim Souza Queiroz, pelo IAC – Instituto Agronômico de Campinas”, declarou.

Durante todo o ano, a Prefeitura realiza ações preventivas antieenchentes, como limpeza de bueiros e galerias, desassoreamento do Ribeirão dos Toledos e aplicação de atividade educativa do Programa “Defesa Civil nas Escolas”.

Estado de observação

A “Operação Verão” em Santa Bárbara d´Oeste inicia com previsão de chuva, mantendo o município em estado de observação. No mês de novembro choveu 150,20 mm, sendo 15% acima do esperado de 130 mm. A expectativa de chuva para o ano de 2016, 1.390 mm, também já foi superada. De janeiro a novembro foram registrados 1.455,60 mm de chuvas. Para o período da “Operação Verão”, de dezembro de 2016 a março de 2017, a previsão é de 800 mm de chuva.

Orientações para o período de chuvas:

– Não jogar lixo e entulho nas encostas e leitos de rios;

– Não colocar sacos de lixo sobre a calçada, evitando que sejam carregados por enxurradas;

– Em caso de inundação e alagamentos evitar contato com águas de chuva e  não caminhar sobre áreas alagadas, devido ao risco de contaminação e acidentes,

– Não jogar lixo na rua para evitar entupimentos de bueiros,

– Em casos de tempestades de raios, proteger-se em locais cobertos e se manter calçado.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil, para denúncias e solicitações pelo telefone de emergência 199 ou, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, pelo telefone (19) 3454-3075.

Comentários

comentários

Comments are closed.