24Horas Saúde

S.Bárbara amplia trabalho de combate à dengue

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde e demais setores da Administração Municipal, ampliou o trabalho de combate à dengue no município. Novos profissionais foram inseridos em ações que contemplam desde a retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypiti, passando pelo trabalho de conscientização da população, nebulização e bloqueio em áreas onde casos da doença foram confirmados.

 

Diante do aumento no número de casos em relação ao ano anterior, a Prefeitura programou uma série de ações para evitar a transmissão da doença. O serviço de nebulização já ocorreu em pontos como os bairros Nova Conquista, Jardim Icaraí, Jardim Batagim, Parque Zabani, 31 de Março, Parque Planalto, Cidade Nova, Jardim Esmeralda, São Fernando, Vila Dainese, Macknight, Jardim das Orquídeas, Laranjeiras, Vista Alegre, Parque Eldorado, partes do Centro, Jardim Europa I, II, III e IV, Planalto do Sol II, Cândido Bertine, São Joaquim, Vila Oliveira, Sartori, Vila Godoy, Chácara Santo Antônio, Jardim Paulista, Bela Vista, Parque do Lago, vias do Santa Rita e Cruzeiro do Sul. Ao todo, 11,5 mil imóveis receberam a nebulização com equipamento costal. Por sua vez, o fumacê noturno foi aplicado em bairros como Jardim Europa I, II, III e IV, Sartori e imediações, graças a parceria firmada entre a Administração Municipal e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo. Boa parte dos bairros com casos da doença está na divisa com Americana, município com elevado número de casos positivos.

 

Mais de 100 toneladas de materiais inservíveis foram retirados em mutirões nos bairros Icaraí, Batagin, Nova Conquista, Parque Zabani, Santa Fé, Jardim Europa e 31 de Março. Paralelo a estas ações, uma empresa foi contratada para o fornecimento de seis equipes e um total de 30 novos agentes em um investimento de R$ 2,1 milhões. A partir dos próximos dias, três equipes são responsáveis pelos trabalhos de bloqueio e nebulização e outras três realizarão trabalhos de orientação e retirada de criadouros casa a casa e um arrastão de limpeza durante todos os dias da semana.

 

“Estamos atentos no combate à dengue em Santa Bárbara d’Oeste. Nossas equipes estão atuando firmemente para coibir a transmissão da doença, visitando também as áreas públicas do nosso município”, comentou o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alexandre Visockas. O coordenador ressaltou ainda a importância da prevenção por parte da população. Entre as ações estão tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br