28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

S. Bárbara amplia serviços odontológicos no CEO em 2015

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste ampliou o número de procedimentos e o fornecimento de próteses dentárias em 2015 no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, o número de procedimentos das diversas especialidades aumentou em 12,8%, totalizando 32.582 em 2015, ante 28.837 em 2014. Além disso, o número de próteses dentárias entregues à população teve aumento de 12,5% com 614 unidades oferecidas em 2015, contra 546 em 2014.

 

Uma das novidades em 2015 foi a oferta de um novo tipo de prótese, a parcial removível inferior. A Saúde Bucal já oferecia as próteses total superior, total inferior e parcial removível superior com grampo.

 

“Seguindo determinação do prefeito Denis Andia, ofertamos um maior número de procedimentos e também outros serviços que antes não eram realizados, dando mais opções de tratamento aos profissionais e pacientes. É fundamental enaltecer o excelente trabalho feito por todos os dentistas da rede, que com grande capacidade técnica e empenho, oferecem à população barbarense um serviço de prevenção e tratamento de altíssimo nível”, declarou o secretário de Saúde, Dreison Iatarola.

 

Durante o ano de 2015, a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste realizou 84.705 procedimentos gratuitos na área odontológica em 2015. Na Atenção Básica foram 52.123 procedimentos e 25.459 pacientes atendidos. No CEO foram atendidos 14.820 pacientes e realizados 5.196 exames radiográficos (periapical e panorâmico).

 

De acordo com o gestor do CEO, Reinaldo Ferreira da Silva Junior, algumas adequações organizacionais contribuíram para o saldo positivo. “Os exames de radiografias odontológicas passaram a ser liberados sem necessidade de agendamento telefônico, o paciente pode vir direto ao CEO com a guia do dentista da UBS”, disse Reinaldo. “Além disso, o atendimento de emergência foi instituído como pronto atendimento, sem interrupções, das 7 às 20 horas”, concluiu o gestor.

 

Saúde Bucal nas Escolas

 

Nas escolas municipais e estaduais, a Saúde Bucal atuou com uma equipe de seis profissionais, realizando palestras com orientações, prática de escovação, aplicação tópica de flúor, entre outras ações. O objetivo é combater os problemas comuns na boca das crianças, que podem levar a perda de dentes na fase adulta, entre outras complicações. No ano letivo de 2015 foram 33.226 alunos que participaram das palestras, 35.536 que aprenderam, na prática, a escovação correta e 22.787 aplicações tópicas de flúor, que previnem a cárie. Durante as férias, a equipe de prevenção da Saúde Bucal atendeu os alunos nas escolas, avaliando-os quanto ao risco de cárie. Com base neste levantamento, os procedimentos foram realizados por ordem de prioridade.

 

 

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!