28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Roda de Capoeira faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Compartilhe essa notícia!

Homenagem será dia 12 de março, a partir das 10h, e conta com a participação dos alunos da oficina de Capoeira da Estação Cultural. 

Assim como acontece desde 2013, o contramestre Motta e os participantes da oficina de capoeira convidam a população para participar do evento que abre a temporada de 2017. Realizada pela Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro em parceira com Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher e apoio da Fundação Romi, a Roda de Capoeira será no domingo, 12 de março, a partir das 10 horas, na Estação Cultural da Fundação Romi. A entrada é franca.

Os alunos irão mostrar ao público movimentos e organizações típicas da capoeira, com ginga e musicalidade, além de uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “Queremos despertar o interesse dos moradores para elementos ricos do nosso país”, destaca o Contra Mestre Motta, que dá aulas de capoeira há 20 anos.

Abrindo a Roda de Capoeira, às 9h30, haverá a exibição do documentário “O silêncio das inocentes”, que aborda a história da criação da Lei Maria da Penha. Após a sessão, será realizado um bate-papo sobre o tema. A atividade faz parte das atividades promovidas pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher – CMPDDM, no mês de março, em referência ao mês da mulher.

A Roda de Capoeira – A Roda de Capoeira é um encontro livre e aberto ao público e, aqui na Estação Cultural, é realizada através da participação dos alunos da Oficina Cultural de Capoeira da instituição e de convidados especiais. Sua essência, além da salvaguarda do bem cultural de natureza imaterial, conforme determina o Decreto nº 3.551 de agosto de 2000 e Resolução n° 001, de 03 de agosto de 2006, é divulgar e valorizar um conjunto de misturas brasileiras, desenvolvidas principalmente por descendentes de escravos africanos. Compreende a arte marcial, a cultura popular e a música.

Patrimônio Imaterial da Humanidade – A 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, em novembro de 2014, em Paris, a Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O reconhecimento da Roda de Capoeira, pela UNESCO, é uma conquista muito importante para a cultura brasileira e expressa a história de resistência negra no Brasil.

Oficina de Capoeira 

A Oficina de Capoeira é um projeto da Estação Cultural da Fundação Romi voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Além dos gingados, com seu ritmo, canto, dança e música, proporciona ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda. Nas Oficinas de Capoeira o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As aulas acontecem aos sábados, das 11h00 às 12h30. Os interessados devem realizar suas inscrições presencialmente na Estação Cultural, de terça à sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados das 8h às 17h e, aos domingos, até o meio dia. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4833 ou 3455-4830 ou através do site pelo link www.estacaocultural.org.br.

Realização: Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro em parceira com Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher | Apoio: Fundação Romi

Informações e inscrições: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833. estacaocultural.org.br

ESTAÇÃO CULTURAL

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural é resultado da revitalização da antiga estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste pela Fundação Romi. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833. www.estacaocultural.org.br.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!