24Horas RMC

RMC: Varejo da região fecha 54 vagas em dezembro


Apesar de negativos, números são melhores se comparados a 2015; no acumulado do ano, saldo também foi negativo, mas perspectivas são de reação da economia

O comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) fechou 54 postos de trabalho em dezembro de 2016. Apesar de negativo, o valor é melhor se comparado com o mesmo período de 2015, quando foram encerradas 181 vagas. Os dados são da pesquisa mensal de emprego, elaborada pela assessoria econômica da entidade, com base em dados do Ministério do Trabalho.

Americana apresentou uma diminuição significativa na perda de emprego. Ainda que tenham sido fechados 48 postos de trabalho no município em dezembro de 2016, o valor é bem inferior às 100 vagas a menos no mesmo período do ano anterior. Nova Odessa se manteve estável, porém com tendência de melhora: foram 20 postos de trabalho encerrados em dezembro último, ante 22 em dezembro de 2015.

Já Santa Bárbara d’Oeste foi o único município a abrir mais vagas do que fechar em dezembro de 2016. Impulsionado pelo setor de supermercados (37 novos postos), o varejo do município fechou o mês com 14 novos empregos, ante um saldo negativo de 59 registrado em dezembro de 2015.

“O mês de dezembro é caracterizado por uma diminuição do emprego, com a demissão de funcionários contratados como temporários para o final de ano. Porém, as cidades demonstraram um desempenho melhor que em 2015, projetando uma reação na economia”, explica a assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão.

Acumulado
O ano passado, como um todo, também apresentou tendência de melhora no emprego no comércio varejista. Na soma dos três municípios da base do Sincomercio, apesar do saldo negativo (-299 vagas), 2016 esboçou sinais de melhora se comparado ao número de postos de trabalho encerrados em 2015, que foi de 831.

Individualmente, somente Nova Odessa apresentou cenário pior que no ano anterior: em 2016 o município fechou 53 postos de trabalho, ante um saldo positivo de 7 em 2015. Em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, no entanto, apesar de os números terem sido negativos, ficaram longe da queda registrada em 2015. No acumulado, Americana fechou 239 vagas em 2016 contra 630 em 2015; já no município barbarense, foram -7 contra -208, respectivamente.

“É importante destacar que a melhora dos índices de emprego é um termômetro importante da economia do varejo na região. A diminuição da perda do emprego representa uma reversão das expectativas de queda de faturamento no varejo. Isso demonstra que existe uma perspectiva de melhora das condições econômicas e expectativa de aumento de faturamento por parte dessas empresas”, analisa Caroline.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br