19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Rezende quer ativar Câmara Temática na Agemcamp e pressionar por despoluição da Represa Salto Grande

Compartilhe essa notícia!

O vereador Welington Rezende (PRP) deve integrar a Câmara Temática de Saneamento e Meio Ambiente da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) que está desativada para discussões e proposições de alternativas regionais.

Rezende explicou que seu objetivo é debater os problemas ambientais e de saneamento de Americana e região em busca de soluções integradas para beneficiar os 20 municípios que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Uma das principais propostas a serem tratadas na Câmara Temática será a despoluição da Represa Salto Grande, em Americana. O parlamentar pretende unir forças com a Comissão Especial já criada na Agemcamp, a pedido do Ministério Público, e a comissão instituída ontem na Câmara de Americana para recuperar a represa, que possui altos índices de poluição e gera riscos de contaminação e doenças.

“Estou na esfera municipal como vereador e com a Câmara Temática atuarei na esfera regional também. Foi uma solicitação minha ao Executivo depois que participei da reunião do Conselho da RMC para poder representar Americana e colaborar com a cidade e a região em assuntos como recursos hídricos e preservação ambiental. Assim, meu nome será enviado para a Agemcamp para ativar a Câmara Temática”, explicou Rezende, que pretende conquistar recursos e investimentos para Americana e região.

“Vou acompanhar mais de perto a questão da Represa Salto Grande e unir forças com a comissão da Câmara Municipal porque é um assunto que se tornou um grande tabu e demanda soluções integradas e recursos”, considerou Rezende.

Além disso, Americana e as demais cidades da região possuem indicadores de perdas de água insatisfatórios e crescimento tímido da mata nativa.

Para se ter ideia, de acordo com o Snis (Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento), do Ministério das Cidades, a cada 60 segundos, a RMC perde 180 mil litros de água entre a captação e a chegada às torneiras dos moradores por problemas de vazamentos na rede.

Dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento apontam para um aumento de 6% na mata natural regional.

“São questões relevantes e que merecem toda nossa atenção. Vamos debater tecnicamente os assuntos e buscar especialistas”, afirmou.

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Braço do Conselho de Desenvolvimento da RMC, caracterizado pela busca de verbas do Estado para os municípios, a Agemcamp é vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano e integra a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum da RMC.

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!