Rezende busca programa da UFSCar para melhorar educação pública em Americana

O vereador Welington Rezende (PRP) quer a implantação de programa da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) na rede municipal de educação de Americana. O programa auxilia alunos com dificuldade de ler e escrever.

O parlamentar conheceu nesta quarta-feira (23) detalhes do projeto no Instituto de Ciência e Tecnologia, instalado nas dependências da universidade, e se reuniu com a professora Deisy das Graças de Souza, docente do Departamento de Psicologia da UFSCar e responsável pelo projeto.

Mediante assinatura de convênio, a UFSCar disponibiliza um software, libera acesso às escolas municipais e fornece treinamento a professores e coordenadores.

Rezende explicou ser um método de aprendizagem eficiente para crianças com iniciação em leitura e escrita e para adultos em cursos de supletivo, como o EJA (Educação de Jovens e Adultos), com dois módulos e prazo de conclusão de cerca de um ano.

“É um currículo aplicado individualmente aos alunos com dificuldade de ler e escrever. Esses estudantes precisam de repetição ao fazer as tarefas. O programa foi desenvolvido baseado em testes de laboratórios para melhorar procedimentos de aprendizagem. Tudo é feito online, os alunos treinam de três a quatro vezes por semana, de 10 a 30 minutos, e o resultado comprovado pela universidade é que os estudantes mudam o comportamento, aprendem e melhoram o rendimento em sala”, afirmou Rezende. “Há, inclusive, relatos de outras cidades que aumentaram o índice do Ideb por meio do programa”, completou o vereador, que trabalhará para implantar o projeto na cidade.

Segundo estudos da UFSCar, um em cada quatro alunos precisa do programa para aprender a ler e escrever. Atualmente, nove municípios brasileiros são atendidos pela universidade.

A contrapartida do município é fornecer professor encarregado pelo reforço, sala de informática com acesso à internet e técnico de informática.

Dados do Quedu apontam que apenas 51% dos alunos do 9° ano da rede municipal aprenderam adequadamente a disciplina de português.

Posted Under