Reverenda Ione da Silva é homenageada com prêmio Mulheres de Destaque do Ano

A reverenda Ione da Silva é a indicada pela vereadora Germina Dottori (PV) para o prêmio Mulheres de Destaque do Ano. A honraria foi criada no ano passado, por meio do Decreto-legislativo 02/2017, e será entregue pela primeira vez em 2018, em função das comemorações da Semana da Mulher no Legislativo barbarense. Junto à indicação, a parlamentar apresenta uma breve biografia da homenageada.

Ione da Silva é londrinense de nascimento e barbarense por adoção. É graduada em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1978), com especializações em Pastoral Social, na Costa Rica, e em Missão e Pastoral Urbana, na Inglaterra, e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). Também é sacerdotisa-clériga da Associação da Igreja Metodista e agente de pastoral da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba).

Chegou a Santa Bárbara d’Oeste em 2005, ocupando função na Pastoral Universitária e Escolar da UNIMEP, campus Santa Bárbara d’Oeste. Desde então tem se envolvido com as causas humanitárias no município, a exemplo de sua atuação na capacitação para as mulheres do Zumbi dos Palmares, possibilitando a elas o conhecimento de seus direitos civis e o reconhecimento de casos de violência e abuso.

Ione participou do Conselho de Segurança Alimentar, do Idoso e desde 2012 integra o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher, atualmente como presidente. Também participa da Câmara Temática da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Região Metropolitana de Campinas.

Sua proposta à frente do conselho municipal é colocar e manter a temática voltada às mulheres na agenda do município, com reflexos nas ações do Estado e do País, discutindo temas como violência obstétrica, mercado de trabalho, saúde da mulher, mulheres com deficiência, independência financeira, mulher idosa, entre outros.

Em 2017, promoveu uma série de eventos em favor da mulher, como a “Caminhada pela Paz e Superação da Violência”, que chegou à sua 7ª edição, e a campanha “One Billion Rising”, quando mulheres de Santa Bárbara d’Oeste uniram-se para participar da maior campanha global em massa dedicada a violência contra mulheres e meninas, chamando a atenção em todo o mundo para os direitos femininos.

Também em 2017, foi reconhecida pelo Rotary Club Santa Bárbara d’Oeste – Progresso com a homenagem de “Voluntária do Ano”.

Comentários