28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Resultado vale mais que tempo de empresa na hora de pedir aumento

Compartilhe essa notícia!

É preciso fazer autoavaliação do trabalho antes de conversar com o chefe.
Numa entrevista de emprego o profissional deve valorizar o seu ‘passe.’

Falar de aumento de salário com o chefe é, para muitos trabalhadores, um momento delicado e de uma ansiedade sem igual. Como tocar no assunto? Como convencer o seu superior do seu merecimento? Bom, para começar, é fundamental que o funcionário tenha “cartas na manga”, ou seja, resultados concretos para apresentar durante a conversa. Para o especialista em gestão de pessoas de Campinas (SP) e professor da Fundação Getúlio Vargas, André Ortiz, essa estratégia supera o tempo que o candidato tem de empresa. O quadro “Sua Chance” mergulhou nesse assunto e dá dicas também de como negociar o salário na entrevista de emprego.

“A palavra-chave é se valorizar”, afirma Ortiz. Ao participar de uma seleção para mudar de empresa, o assunto “salário” deve ser tratado com segurança. A dica do especialista é não responder de imediato à pergunta do recrutador sobre pretensão salarial, mas inverter o questionamento para saber, primeiro, qual a proposta do empregador. “O entrevistador vai perceber que ele é bem preparado”, explica.

Outro ponto é dar uma margem, sem exagerar, ao salário pretendido. Dessa forma, o profissional ainda pode receber o valor que imaginava mesmo após a negociação com a companhia. E sempre demonstrando confiança. “O valor que você vai dar ao seu profissionalismo deve estar condizente com a média do mercado”, esclarece o especialista. O ideal é deixar essa discussão para o final da entrevista, depois de ter conquistado o recrutador.

Especialista André Ortiz dá orientações sobre negociação salarial (Foto: Márcio de Campos / EPTV)
Especialista André Ortiz dá orientações sobre
salário (Foto: Márcio de Campos / EPTV)

Tempo de empresa não faz diferença
O empregado deve ter em mente que, se ele não falar com o superior sobre um aumento, o outro lado vai achar que ele está satisfeito. Para pedir um salário melhor, todo o esforço do dia a dia de trabalho precisa ser convertido em resultados. Para isso, uma análise da sua produtividade deve ser feita antes de solicitar uma reunião com o chefe. Ao contrário do que muitos pensam, o funcionário não deve se procupar tanto com o tempo de empresa.

“Tem pessoas que, em poucas semanas, conseguem dar mais resultados concretos para a empresa do que outros funcionários com anos de casa. O profissional deve verificar o quanto aumentou a sua produtividade, se reduziu custos…”, explica o professor. Motivos pessoais, como problemas familiares, não são uma boa estratégia. O primeiro passo é driblar a ansiedade e ter autocontrole para aumentar as chances com o chefe.

A gerente de vendas Débora Seguro se recorda de quando passou por momentos como esse ao longo da carreira em Campinas. Chegou a levar duas semanas amadurecendo a questão até conseguir conversar com o líder. “A grande dificuldade é saber abordar essa questão. Quando você tem uma intimidade maior com o seu líder, fica mais fácil. Quando ele convive diariamente com você, ele consegue ter uma melhor percepção”, conta.

Se preocupar com o ambiente da conversa e o momento pelo qual a empresa está passando são mais do que detalhes para considerar na tentativa de se sair bem. Ortiz orienta não falar sobre salário na frente de outros colegas. O ideal é pedir um horário com o superior, afinal, é o momento de mostrar que o profissional faz diferença para a companhia.

Confira dicas para conseguir aumento no salário (Foto: Márcio de Campos / EPTV)
Confira dicas para conseguir aumento no salário
(Foto: Márcio de Campos / EPTV)

E se o pedido for negado?
A resposta sobre o pedido de aumento nem sempre é imediata. Depois de ser convencida de que o funcionário merece, a empresa pode pedir algum tempo até que os valores no holerite tenham alteração. “Às vezes a empresa está passando por alguma adequação e o profissional deve esperar”, explica o professor. Mas se o líder não achar que o empregado merece o aumento, é preciso ter cautela.

“Algumas pessoas entram em depressão e acabam diminuindo a produtividade. Em vez disso, o profissional deve ter maturidade para entender que ainda não está pronto e aproveitar para pedir um feedback”, orienta Ortiz. A partir daí, o empregado pode focar em atender às expectativas da empresa e, no futuro, voltar a falar com o chefe para mostrar os resultados.

O especialista lembra que a empresa pode oferecer benefícios para o empregado no lugar do aumento, que também devem ser vistos com bons olhos. Significa que o líder reconhece o bom funcionário e, quem sabe, a próxima conversa sobre aumento termine diferente.

 

Fonte: G1

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!