28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Responsabilidade ambiental: ‘ou a gente cuida do nosso planeta ou viveremos no meio do lixo’

Compartilhe essa notícia!

Após conscientizar seus funcionários sobre a necessidade de conservação da água, agora o Grupo Michibel está investindo na educação ambiental voltada ao aproveitamento sustentável de seus resíduos sólidos.

Os trabalhos são realizados em parceria com a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) IEMA (Instituto de Educação e Meio Ambiente), desde o ano passado. “Por meio de treinamentos, a Responsabilidade Socioambiental tem sido difundida pelo instituto entre os mais de 200 trabalhadores da fábrica”, comenta a presidente da organização do Terceiro Setor de Nova Odessa (SP), Ana Lúcia Maestrello de Micheli.

“Desde quando fui contratado, percebi a preocupação da Michibel com a área ambiental, nas outras empresas que trabalhei não davam muita importância para a causa”, lembra o encarregado de Produção, Antonio Carlos Milanez, que está há 7 anos na companhia moveleira.

Ele informa que a fábrica reaproveita papelões que seriam descartados nas embalagens dos móveis à venda, destina sobras de plásticos para reciclagem e comercializa retalhos de madeira para olarias usarem em suas caldeiras. “Separamos cerca de 20 kg de plástico e 20 kg de papelão por dia; na semana, só de madeira, batemos os 45 m³”, ressalta ele.

“Esse tipo de trabalho já faço em casa, e replicar aqui, com a filosofia da empresa e o incentivo do IEMA, foi bem fácil. Acho que todos deveriam ter essa preocupação, porque ou a gente cuida do nosso planeta ou viveremos no meio do lixo”, conclui Milanez.

 

 

Juan Piva

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!