19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Reservatórios de Nova Odessa chegam a 43% da capacidade

Compartilhe essa notícia!

Com as chuvas de dezembro, o sistema de abastecimento de Nova Odessa saltou de 20% de capacidade no início de dezembro para 43% de sua capacidade em janeiro de 2015. Mesmo com o aumento da capacidade, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) segue com o sistema de racionamento implantado na cidade. Por isso a colaboração da população é essencial, evitando o desperdício.

Segundo informações do gerente químico operacional da Coden, José Hilário Pessoa, para que a situação de abastecimento se normalize, é preciso que chova entre janeiro e março cerca de 700 mm. “Desde que a Coden começou a acompanhar o índice de chuvas na cidade, em 2001, o ano que menos choveu foi 2003, com 940,2mm. Em segundo lugar já vem 2014, com 1.084,3mm registrados”, explicou.

A diferença entre 2003 é que a população, segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), era de 44.930 pessoas. Em 2014, a população aumentou para 54.139, ou seja, um salto de 20%. “A demanda de água cresceu com o aumento populacional e, em 2014, fomos assolados pela pior estiagem dos últimos 84 anos no Estado de São Paulo. Se em 2013, Nova Odessa registrou 1.354,2mm de chuva, em 2014, época de estiagem, houve uma queda de 20,5% no regime de chuvas (1084,3mm)”, ressaltou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Devido à estiagem, a Coden adotou a medida de racionar a água na cidade. “Por dia, antes da estiagem, a demanda era de cerca de 15 milhões de litros. Com o racionamento, o volume de água disponível foi reduzido para cerca de R$ 11 milhões de litros. Assim, a cada três dias de racionamento, a cidade ganha um de abastecimento”, explicou Ongaro.

Além do racionamento, a Prefeitura de Nova Odessa e a Coden desassorearam a Represa Recanto II, o que aumentou a capacidade de armazenamento em 22%, ampliando o volume de água em mais de 75 milhões de litros. “Também passamos a utilizar a represa Santo Ângelo para complementar o abastecimento e foi implantado o Plano de Sustentabilidade Hídrica, que inclui a recuperação de nascentes e ampliação de mata ciliar para preservar os mananciais”, explicou o diretor presidente da Coden.

De acordo com o engenheiro ambiental da Coden, Rodrigo Cornachini, também está em fase de estudo a construção de uma nova represa. “Assim que implantada, serão mais 121 milhões de litros d’água. O objetivo é aumentar o represamento de água bruta para o abastecimento”, lembrou.

Enquanto o sistema não chega a pelo menos 80% de sua capacidade, a recomendação segue a mesma. “A Prefeitura e a Coden têm trabalhado para melhorar o sistema de abastecimento da cidade. Além disso, precisamos sempre do apoio da população para que não desperdice água”, finalizou Ongaro.

Juliano Schiavo

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!