RMC

Região demite mais homens que mulheres

No varejo, no entanto, a dispensa de trabalhadoras é maior

 

O número de trabalhadores do sexo masculino demitidos até o mês de agosto foi 30% maior do que o de mulheres, considerando todos os segmentos dos três municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste). Analisando apenas o setor do comércio varejista, no entanto, as demitidas superam os homens em 56%. O levantamento foi realizado pela assessora econômica do sindicato, Caroline Miranda Brandão, com base do Caged (Cadastro Geral de Empregados de Desempregados) do Ministério do Trabalho.

 

De acordo com os dados, até o oitavo mês de 2018, a região teve 34.027 demissões. Dessas, 19.244 foram de trabalhadores do sexo masculino (56,6%), enquanto 14.783 (43,4%), mulheres. Na análise por município, o cenário foi o mesmo nas três cidades, com destaque para Nova Odessa, que apresentou a maior diferença entre dispensas masculinas e femininas – 62,7% a 37,3%, respectivamente.

 

Demissões/2018 Masculino Feminino Total
Americana 10.192 57,0% 7.695 43,0% 17.887
Nova Odessa 2.401 62,7% 1.429 37,3% 3.830
Santa Bárbara 6.651 54,0% 5.659 46,0% 12.310
TOTAL 19.244 56,6% 14.783 43,4% 34.027

 

Varejo diferente

Considerando apenas o cargo “Vendedores e Demonstradores em Lojas ou Mercados”, um grande indicador do comércio varejista, a realidade é diferente do geral. Somando os três municípios, o número de mulheres demitidas entre janeiro e agosto de 2018 foi 56% maior que a quantidade de homens. Perderam o emprego 2.446 empregadas (61%) ante 1.564 de trabalhadores do sexo masculino (39%).

 

Vendedores e Demonstradores em Lojas ou Mercados
Município/ Sexo Masculino Feminino Total
Americana 788 39% 1.224 61% 2.012
Nova Odessa 157 47% 174 53% 331
Santa Bárbara d’Oeste 619 37% 1.048 63% 1.667
TOTAL 1.564 39% 2.446 61% 4.010
Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br