Reflexão sobre a Depressão é tema do Dia Mundial da Saúde em S. Bárbara

“Vamos conversar”. Esse foi o tema do Dia Mundial da Saúde em Santa Bárbara referente a Depressão – transtorno que afeta milhões de pessoas todos os dias no mundo todo. A ação na Praça Coronel Luiz Alves (Central), nesta sexta-feira (7), buscou orientar a população para refletir sobre a depressão, como primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. O evento foi promovido pela Prefeitura e teve apoio do Instituto Embeleze.
A mobilização sobre o tema foi iniciada nesta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando que a depressão é um transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer etapa da vida. Durante a iniciativa na praça foram abordadas as formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando as suas graves consequências.

A secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, ressaltou a importância de falar sobre saúde, trazendo a tona temas que muitas vezes são pouco abordados no cotidiano das famílias. “Sempre que promovemos esse tipo de evento procuramos mostrar a importância do cuidado com a própria saúde. É fundamental que as pessoas olhem para si e também para as pessoas próximas, e que encontrem tempo para praticar alguma atividade física, que descansem o tempo necessário, se alimentem nos horários corretos e com maior qualidade. A promoção à saúde e a prevenção das doenças começa pelos bons hábitos que praticamos e pelo cuidado com o nosso corpo e mente”, destacou.

Durante o evento os profissionais orientaram a população sobre a importância de hábitos saudáveis, priorizando as informações de como se caracteriza e como se pode prevenir a depressão durante as várias fases da vida. Houve apresentação do Grupo de Dançaterapia – Saúde Mental; Atividade Física orientada por educadores físicos; Casa de Maria / Nutrição e Depressão – com Orientações sobre Alimentos que Melhoram o Humor; Momento Autoestima; entre outras atividades.

Ações nas UBSs

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) promoveram durante a semana diversas ações em Salas de Espera Ativa com o tema “Sensibilização aos Sinais a Vigiar para Prevenir a Depressão”. As atividades seguiram o cronograma de acordo com a agenda dos profissionais das unidades. Ainda durante a semana o setor de Nutrição realizou palestras com o tema “Nutrição e Depressão – Orientações sobre Alimentos que Melhoram o Humor”, em parceria com as UBSs.

Comentários