Recurso hídricos em Santa Bárbara d´Oeste estão com 100% de capacidade total

Nesta semana, o volume de água da Represa São Luiz chegou à sua capacidade máxima com as últimas chuvas que caíram em Santa Bárbara d’Oeste, onde foi registrada uma precipitação de 255,6 mm de chuva no mês passado – dados do pluviômetro instalado na Represinha Santa Alice.  Este cenário possibilitou a retomada em 100% da capacidade total do recurso hídrico no município, que, somado ao trabalho de prevenção nas barragens e comportas realizados pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), mantém com segurança o abastecimento de água na cidade, visando o próximo período de estiagem.

 

A represa São Luiz foi a única entre as três represas de reservação de água para o abastecimento público na cidade que foi utilizada durante a estiagem do ano passado, mais especificamente no segundo semestre, chegando a atingir o nível em cerca de 70% da sua capacidade, o que é considerado normal para essa época do ano. Nesse mesmo período, as represas Areia Branca e de Cillo mantiveram suas capacidades de armazenamento em 100%.

Além das chuvas, as ações práticas que são desenvolvidas durante o ano pela Administração Municipal, por meio do DAE, com manutenções e monitoramentos diários nas represas, incluindo o ponto de captação de água bruta (Represinha do Jardim Santa Alice), permitiram uma sustentabilidade desse sistema de reservação e mantém assegurado o abastecimento de água para o município também para o próximo período de estiagem, que acontece entre os meses de abril a setembro.

 

Uma das últimas manutenções executadas pelo DAE, antes de o recurso hídrico atingir a marca dos 100%, aconteceu entre os dias 2 e 20 do mês passado nas comportas da Represa São Luiz, que foram instaladas em 2014, as quais receberam limpeza, lubrificação e pintura. Para manter a proteção dos mananciais, o DAE atua também nas ações de prevenção das matas ciliares no entorno das represas, e projeta para este ano o plantio de 10 mil mudas de árvores nessas áreas.

 

Comentários