20 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Recurso hídrico: Diretor do DAE fala com empresários no Ciesp

Compartilhe essa notícia!

Atendendo ao pedido do diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), unidade regional de Santa Bárbara d’Oeste, Nivaldo José Silva, o diretor-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Rafael Piovezan, se reuniu com cerca de 20 empresários e representantes de entidades do setor industrial e comercial para informar as ações tomadas pela autarquia no município diante da crise hídrica que afetou o Estado de São Paulo no ano passado, bem como a situação atual dos mananciais que abastecem a cidade.

 

Piovezan falou aos presentes do esforço da administração municipal em garantir o abastecimento de água na cidade durante o longo período de estiagem que aconteceu em 2014, o que resultou em uma diminuição considerada do volume hídrico nas três represas que abastecem o município: Areia Branca, São Luiz e Cillo (Parque das Águas). Na sua explicação, o superintendente do DAE disse que esse momento crítico mobilizou todas as equipes técnicas dos setores administrativo e operacional do departamento que se esforçaram na busca de alternativas de captação de água em outros mananciais existentes na cidade.

 

Dentre as ações realizadas no combate ao enfrentamento da crise hídrica, Piovezan destacou as obras emergenciais de captação de água do Córrego Araçariguama, Ribeirão dos Toledos, represas da antiga Usina Santa Bárbara e das vazões das represas da Usina de Cillo, obras que contribuem para manter a capacidade hídrica total das represas por um período maior de tempo durante a estiagem, além da importância das comportas instaladas no ano passado na represa São Luiz, medida que beneficiou o município com mais 1,2 bilhão de litros de água.

 

“Acredito que esse encontro reforça o compromisso da administração com o desenvolvimento da cidade. O prefeito Denis Andia tem investido muito na inovação tecnológica e na instalação de empresas em nossa cidade. Para que isso ocorra de forma segura, o DAE tem buscado alternativas de abastecimento público e se preparado para períodos de estiagem severos como os que enfrentamos em 2014. A seca histórica que assolou o Estado de São Paulo deve ser vista como um ponto de partida para que toda a sociedade repense a utilização da água. O DAE já iniciou diversas obras com grandes investimentos, tanto orçamentários como aqueles oriundos do compromisso dos servidores da autarquia, e certamente permitirão que tenhamos maiores condições de enfrentarmos momentos críticos”, disse Piovezan.

 

Além do diretor do Ciesp e dos empresários, estiveram presentes o diretor do Sesi local, André Luís Vigneron, os representantes do Ciesp no PCJ (órgão gestor dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e membros do Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Alexandre Vilella e Jerry de Moraes e do Senai local, o coordenador de Relações com a Indústria, Paulo Roberto de Brito, que antecederam Piovezan nas explanações.

 

DAE/SBO

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!