29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Queda de energia provoca morte de 2.700 frangos em Descalvado (SP)

Compartilhe essa notícia!

Uma queda de energia que durou nove horas causou a morte de 2.700 frangos em uma granja na tarde de domingo (17) em Descalvado (243 km de São Paulo).

A mortandade ocorreu na granja do sítio São Pedro, próximo à rodovia Vicente Botta (SP-215). A queda de energia ocorreu às 13h40 e o serviço só foi retomado às 22h26.

Funcionários do sítio chegaram a acionar o gerador, mas, devido ao forte calor, o aparelho parou de funcionar. Em poucos minutos, as aves começaram a morrer.

O galpão da granja comportava no momento 23.800 aves. “Ficar cinco minutos, oito minutos em um ambiente abafado é muito para um frango de 45 dias como os que estavam aqui”, disse o proprietário Otávio Roberto.

Ele calcula um prejuízo que pode chegar a R$ 20 mil.

Roberto disse que a CPFL Paulista, concessionária de energia, apesar de ter sido alertada ainda à tarde, só enviou técnicos ao local às 21h.

Em nota, a CPFL Paulista disse que precisou ser feito em nove unidades na área rural de São Carlos (232 km de São Paulo), na divisa com Descalvado, “reparos emergenciais na rede elétrica”. Esses reparos de emergência acontecem, segundo a empresa, quando há situação crítica e, por isso, devem ser feitos imediatamente, sem tempo prévio para agendamento ou alerta aos vizinhos.

A concessionária informou, ainda, que os temporais dos últimos dias afetaram a rede. A empresa realizaria ainda na noite desta segunda-feira (18) a troca de dois postes e inspeção preventiva da rede.

 

Fonte Folha de São Paulo

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!