24Horas Tecnologia

Qual é o Smartphone mais potente?

smartphone-comparisonAntes de qualquer coisa, é bom que se diga: são aparelhos de gerações diferentes. Uns chegaram ao mercado há quase um ano, outros são mais recentes e estão nas prateleiras há pouco tempo. Mas eles são os smartphones mais potentes e mais caros disponíveis no mercado brasileiro no momento. Vamos ver quem é campeão. E vamos começar a avaliação logo por um dos itens mais essenciais em qualquer aparelho…

… a tela

Aqui, temos uma disputa entre os grandes e o pequeno. Os maiores são o Galaxy S4 e o Xperia ZQ, com 5 polegadas de tela. Logo em seguida vêm o Optimus G, com 4,7, mesma medida do Razr HD. O menorzinho é o iPhone 5, com suas 4 polegadas. Perto dos outros, ele parece bem pequenino.

Para ver vídeos e fotos é realmente bacana ter uma tela maior. O Galaxy S4 usa a tecnologia Super Amoled, que chama atenção principalmente pelo contraste – às vezes até alto demais, o que normalmente deixa as cores mais quentes e saturadas. No iPhone 5, ainda que o contraste não seja tão alto, a tela Retina mostra cores mais naturais e fieis à realidade – o que é interessante na hora das fotos. Agora, para ver vídeos, o alto contraste do Samsung chama atenção… preste atenção principalmente na diferença dos tons de preto.

Quem também faz bonito no quesito tela é o Xperia ZQ. Junto com o Galaxy S4, ele é o único aparelho que também é Full HD, o que dá uma boa diferença na qualidade de imagem. Mas a tela do Xperia não é tão contrastada quanto a do Galaxy e, por isso, ele se sai melhor que o Samsung quanto o assunto são fotos. Já nos vídeos, o Samsung continua na frente.

Fechando esse circuito das telas, temos o Optimus G, que também oferece uma tela com ótimo desempenho. Ela é bem similar à do iPhone, aliás, com tecnologia LCD IPS.

Por fim, temos o Razr HD. Que fecha esse grupo, mas não fica muito atrás dos outros, com uma tela com ótima qualidade, ainda que seja, tecnologicamente, a mais simples. Ou seja: no quesito tela, temos um empate entre Galaxy S4 e Xperia ZQ. Em seguida, outro empate entre iPhone 5 e Optimus G e, um pouco mais atrás, o Razr HD.

Design

A Apple sempre se destacou pelo design dos seus produtos. O iPhone 5 segue a mesma linha dos aparelhos antigos; apenas esticou um pouco o tamanho da tela. O acabamento em alumínio na parte de trás é resistente a riscos e não oferece mais a fragilidade do vidro que vinha nos iPhones 4 e 4S. Seu grande rival, o Galaxy S4 é, mais arredondado, mas o acabamento traseiro em plástico não chama tanta atenção; poderia ser melhor para um dispositivo top de linha.

O Optimus traz a mesma solução de iPhones mais antigos, com vidro dos dois lados. O mais resistente é, sem dúvida, o Razr HD, com seu acabamento em Kevlar. O Xperia ZQ é quem decepciona um pouco para um smartphone dessa categoria: seu acabamento é em plástico.

O mais leve deles é o iPhone, com 112g. Em seguida, vem o Galaxy S4, com apenas 130g num aparelho desse tamanho. Depois, praticamente empatados, vêm o Optimus G, com 145g, e o Razr HD com 146g. Por último, um pouquinho mais pesado, temos o Xperia, com 151g.

Quando o assunto é beleza, gosto não se discute. Por isso, nunca atribuímos notas a esse quesito. Porém, no quesito qualidade dos materiais usados, quem leva a melhor é o iPhone 5, com seu belo acabamento em alumínio. Para completar, ele é disparado o mais leve… Em seguida, vêm o Razr HD, seguido pelo Optimus G. Aqui, Galaxy S4 e Xperia ZQ ficam com a lanterna.

Câmera

Três dos aparelhos testados trazem câmeras com 13 megapixels de resolução: o Galaxy S4, o Optimus G e o Xperia ZQ. iPhone 5 e Razr HD trazem câmeras com 8 megapixels. Ainda que a quantidade de megapixels não seja o melhor indicador de qualidade de uma câmera, geralmente quanto mais megapixels, também melhor é o conjunto ótico. Nos nossos testes isso foi quase verdade. De fato, as melhores câmeras são as do Xperia ZQ, do Galaxy S4 e do Optimus G.

A câmera do Sony chama a atenção pela fidelidade de cores e bom nível de contraste. Porém, mesmo tendo 5 megapixels a menos que os concorrentes, a câmera do iPhone não deixou a desejar e praticamente empatou com as de 13 megapixels em termos de qualidade. Quem ficou por último foi o Razr HD. Aliás, não é de hoje que as câmeras dos Motorola deixam a desejar.

Processador e desempenho

Infelizmente o Galaxy S4 que chegou às nossas mãos não é aquele com processador de oito núcleos. Para nossa avaliação, recebemos um modelo com 4 núcleos, processador Snapdragon 600 de 1.9 gigahertz e 2 GB de memória RAM. O Xperia ZQ e o Optimus G trazem o mesmo processador: um também quatro núcleos Snapdragon Pró Krait, um pouco mais fraco que o processador do Galaxy, com 1.5 gigahertz. Ambos também trazem 2 GB de RAM. O Razr HD vem em seguida, com um processaor dual core 1,5 gigahertz e 1 GB de RAM.  O iPhone 5 traz o processador dual-core A6 da Apple com velocidade de 1.2 gigahertz e 1 GB de RAM.

O aparelho da Samsung é o mais poderoso, sem dúvida. Porém, quando testamos experiências do dia a dia, como abrir diversos aplicativos, fotografar e até jogar, a diferença não é perceptível em relação ao Xperia e ao iPhone 5. Optimus G e Razr HD vêm um pouco mais atrás. Aqui chama a atenção a integração do sistema operacional. Mesmo tendo a configuração mais modesta, o aparelho da Apple fica em pé de igualdade com o Galaxy S4 e o Xperia ZQ, que têm hardwares muito mais poderosos.

O outro lado da moeda fica para a Samsung. O seu Galaxy é quem traz mais inovações. Nós testamos as funções que usam o movimento dos olhos para controlar o aparelho e o reconhecimento de gestos. Com o “Smart Pause” e “Smart Scroll” o vídeo pausa assim que você tira o olho da tela; e, navegando, é possível rolar uma página da web sem tocar a tela. Funciona super bem, mas ainda é meio estranho de usar. Depois de aprender o gesto, não falha mesmo – e o reconhecimento do olho também é bem rápido. Já a função que reconhece a mão por cima do aparelho, sem tocá-lo, falha um pouquinho e é menos intuitiva. Conseguimos rolar páginas e passar fotos. Interessante também, mas com os olhos é mais legal.

Resumindo, nesse quesito, o Galaxy S4 leva vantagem. Especialmente se você estiver usando aplicativos de alto desempenho, como alguns jogos mais pesados. Em seguida, vem o Xperia ZQ. Em seguida, temos o iPhone, seguido bem de perto pelo Optimus G e, depois, pelo Razr HD.

Preço

Hora dolorosa. Como sempre, os preços apresentados aqui valem para aparelhos desbloqueados. Se você estiver disposto a entrar num plano de fidelidade de uma operadora, os valores podem ser bem diferentes.

O mais caro deles é o iPhone, por 2.400 reais. Em seguida, vem o  Galaxy S4, por 2.300 reais. O Optimus G vem logo depois, por 2 mil reais. Já o Xperia ZQ encontramos por 1.800 reais. E o mais barato de todos, o Razr HD, por 1.450 reais.

Conclusão

Como sempre, decisão difícil no Laboratório Digital. E, desta vez, temos uma mudança de cenário. Pelo grau de inovação, pela qualidade dos componentes, pela tela e pela velocidade, a escolha do Olhar Digital como melhor smartphone top de linha vai para o Samsung Galaxy S4.

Agora vem a mudança. Normalmente, este segundo lugar seria ocupado pelo iPhone 5. Samsung e Apple se batem mundo afora nesse mercado. Porém, nessa avaliação, o segundo lugar ficou com o Xperia ZQ.

A tela, a câmera, a velocidade e o preço um pouco mais camarada garantiram ao celular da Sony o segundo posto. Em terceiro ficou a Apple, com seu iPhone 5. O quarto lugar ficou com a LG e seu Optimus G. Por último, o Motorola Razr HD.

tecnologia Orso

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.