Qual a diferença entre comprar uma franquia e uma marca licenciada?

Por Neto Lima

 

O Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo, mas apesar do espírito empreendedor, muitas empresas não sobrevivem aos primeiros anos de vida. A estimativa é que seis em cada dez empresas fechem as portas antes mesmo de completar cinco anos.

 

A boa notícia é que os interessados em empreender podem contar com um amplo leque de opções. Além de começar do zero, é possível ainda escolher entre comprar uma franquia ou licenciar uma marca. É claro que a escolha depende muito do tipo de negócio e do perfil do empreendedor.

 

Na franquia, compra-se um sistema de gestão. O pacote é mais “completo” e tem pouco espaço para inovar, já que é preciso seguir o mesmo padrão em toda a rede. O bônus pra quem escolhe esse sistema é que receberá não só uma marca consolidada e testada, mas também toda a tecnologia, conhecimento sobre a produção, comercialização e distribuição dos produtos, além de todo o suporte e treinamento da franqueadora.

 

Já no licenciamento de marca, o licenciador entrega apenas a liberação para uso da marca e o licenciado vende os serviços ou produtos que são indicados pelo licenciador. Uma grande vantagem é a possibilidade de inovação. O investidor tem mais liberdade para empreender e pode criar processos únicos de gestão. A empresa também estará suportada por uma marca de curabilidade e a principal vantagem é fazer as coisas como deseja dentro do seu negócio.

 

Nos dois modelos, o investidor, seja ele franqueado ou licenciado, usa a marca da empresa e paga royalties ao fundador. Para o licenciamento ser legal e amparado por lei, a marca tem que estar registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

 

Em geral, o valor para licenciar uma marca costuma ser bem mais baixo, já que na maioria dos casos não tem taxa de adesão à rede. Esse modelo de negócios funciona muito melhor para marcas arrojadas e inovadoras e o investidor também precisa ser ousado e disposto ao risco.

 

Não existe o melhor modelo e sim o modelo ideal para cada perfil. Se você tem o desejo de empreender e não sabe por onde começar, avalie suas características pessoais para fazer a melhor escolha. Empreender é um caminho que implica em muitos desafios. É preciso escolhê-los sob medida para você!

 

Neto Lima é Diretor Comercial da Litoraneus, referência nacional na fabricação de roupas e acessórios com proteção UV.

 

Sobre a Litoraneus

https://www.litoraneus.com

Fundada em 2010, a marca é referência na fabricação de roupas e acessórios com proteção solar no Brasil, sendo inclusive certificada pela Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa). Responsável pelo desenvolvimento de um tecido com tecnologia capaz de absorver até 90% dos raios solares, as roupas e acessórios comercializados pela marca possuem proteção FPU 50+ permanente, não saindo com as lavagens. Além disso, as coleções seguem tendências atuais e são cocriadas com estilistas, dermatologistas e fisioterapeutas, apresentando um novo conceito de moda com proteção solar.

Comentários