28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Pulgas e carrapatos nos cães: como evitar e se livrar dessas pragas

Compartilhe essa notícia!

O VERÃO É UMA ÉPOCA PROPÍCIA PARA PULGAS E CARRAPATOS

Um dos maiores problemas enfrentados por quem tem pets em casa é ter que lidar com as pulgas e os carrapatos. Esses insetos podem infestar os cães e os ambientes causando uma série de dores a melhor maneira de se livrar dessas verdadeiras pragas. O verão é uma época propícia para pulgas e carrapatos de cabeça que vão muito além da coceira dos bichinhos. O veterinário Daniel Brandello esclarece todas as dúvidas sobre o assunto e dá dicas sobre

Com o calor do verão brasileiro o cuidado com as pulgas deve ser reforçado. Segundo o veterinário, a estação é uma época do ano em que as altas temperaturas auxiliam no crescimento e desenvolvimento desses parasitas. “O calor acelera a eclosão dos ovos das pulgas e é um ambiente ideal para os carrapatos. Assim, a infestação ocorre mais facilmente e a proliferação também”, alerta.

 

cao2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PIPETAS DE APLICAÇÃO NO DORSO SÃO OPÇÕES EFICAZES PARA O PROBLEMA

Depois de constatado que o seu pet está mesmo com pulgas ou carrapatos, a melhor opção para combater o problema, segundo Brandello, são as pipetas de aplicação no dorso do animal: “elas geralmente têm ação mensal e combatem os dois parasitas”, diz o profissional, que afirma que as formulações em spray desse mesmo produto também têm ótima resposta.

 

 

cao4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COLEIRAS ESPECÍFICAS AFASTAM PULGAS E CARRAPATOS

Uma outra alternativa está nas coleiras antipulgas ou anticarrapatos que precisam ser retiradas toda vez que o bichinho for tomar banho.

 

cao3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPRIMIDOS E BANHOS ANTIPULGAS AJUDAM NA REMOÇÃO DOS PARASITAS

Para os cães que estão infestados apenas por pulgas, o veterinário indica o uso de comprimidos que são dados via oral para os pets: “eles podem ter ação imediata ou longa e também têm boa eficácia”, revela. O profissional revela ser mais fácil se livrar manualmente das pulgas do que dos carrapatos: “banhos com shampoos antipulgas são muito eficazes para o caso de infestações”, diz.

 

cao5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É NECESSÁRIO CUIDADO MÁXIMO NA REMOÇÃO DE CARRAPATOS

Até que todo o tratamento surta efeito, talvez seja necessário tirar alguma pulga ou carrapato do seu pet para aliviar a situação do cão, mas é importante saber que existe uma maneira certa e segura de realizar esse procedimento. Brandello aconselha que a retirada de carrapatos seja feita com muito cuidado e que eles nunca devem ser estourados, já que usar as mãos traz o perigo de eclodir os ovos de uma fêmea gestante e espalhar ovos viáveis pelo animal e pelo ambiente.

 

cao6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É POSSÍVEL EVITAR QUE OS CÃES PEGUEM PULGAS E CARRAPATOS?

Mesmo quem nunca notou uma pulga ou carrapato em seu pet precisa dar uma atenção especial ao problema através da prevenção. Brandello explica que é bem provável que eles sejam contaminados em algum momento da vida, mas se os tratamentos estiverem em dia pode ser evitada uma infestação. “A melhor maneira de evitar é manter seu animal em dia com os produtos de indicação do seu médico veterinário. O cachorro precisa pegar a pulga e o carrapato para que os medicamentos ajam, logo eles terão que ser contaminados, mas com os medicamentos em dia os parasitas irão morrer sem que se multipliquem pelo ambiente”, diz.

 

Fonte: MSN

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!