24Horas Amigos Domésticos Santa Bárbara d´Oeste

Psicologia e Comportamento Canino

Para se compreender o comportamento canino, que é o resultado da soma dos processos mentais, precisamos levar em conta o modelo evolucionista de Charles Darwin, sobre o estudo do comportamento, que reconhece três níveis de seleção:

  • O filogenético (biológico), que abrange comportamentos adquiridos hereditariamente pela história de seleção da espécie;
  • O ontogenético (psicológico), que abrange comportamentos adquiridos pela história vivencial do indivíduo);
  • O cultural (social), que abrange os comportamentos controlados por regras, estímulos verbais, transmitidos e acumulados ao longo de gerações.

A matilha é a estrutura organizacional cultural dos cães, Canis Lupus Familiaris, é essencialmente familiar, hierarquicamente regulada por relações de dominância x submissão entre seus integrantes, que podem ser estabelecidas de forma pacífica ou por disputa. Logo a inserção de um cão em uma família humana, naturalmente poderia tornar-se efetiva ao criar-se um vínculo entre o cão e a família, devendo o cão entender a estrutura hierárquica familiar e posicionar-se conforme lhe seja permitido, adaptando-se.

No comportamento canino, a matilha é uma variável cultural, pois é através da deste paradigma que o cão desenvolve suas relações sociais e noções territoriais.

1398211323_635154051_1-rottweiler-filhote-com-45-dias-cabeca-de-touro-itaipuacuUm importantíssimo marco na variável ontogenética é o aprendizado na fase de filhote, desde o nascimento até completar um ano de idade, o seu cão processará as experiências vividas e as levará para a vida praticamente de forma intrínseca, tornando maus hábitos adquiridos muito mais difíceis de se retirar.

Por fim a variável filogenética pode ser facilmente exemplificada pela carga genética carregada por cães de trabalho, para funções específicas como pastores, boiadeiros, hounds, etc. Os cães também possuem memória genética, assim como outros animais, sobre a função atividade e desde filhotes já demostram aptidão para tais tarefas.

Portanto aqui vimos através dos níveis de seleção de Charles Darwin as variáveis que influenciam nos processos mentais dos nossos cães e resultam no comportamento que você vê, espero que seja de utilidade para quem precisar. Você tem dúvidas e perguntas para a coluna Cão Social? Mande nos um e-mail que respondemos.

 

 

Felipe M. Scavacini – Cinotécnico

contato@canilgoldensoul.com.br

WWW.CANILGOLDENSOUL.COM,BR

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br