28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Psicologia e Comportamento Canino

Compartilhe essa notícia!

Para se compreender o comportamento canino, que é o resultado da soma dos processos mentais, precisamos levar em conta o modelo evolucionista de Charles Darwin, sobre o estudo do comportamento, que reconhece três níveis de seleção:

  • O filogenético (biológico), que abrange comportamentos adquiridos hereditariamente pela história de seleção da espécie;
  • O ontogenético (psicológico), que abrange comportamentos adquiridos pela história vivencial do indivíduo);
  • O cultural (social), que abrange os comportamentos controlados por regras, estímulos verbais, transmitidos e acumulados ao longo de gerações.

A matilha é a estrutura organizacional cultural dos cães, Canis Lupus Familiaris, é essencialmente familiar, hierarquicamente regulada por relações de dominância x submissão entre seus integrantes, que podem ser estabelecidas de forma pacífica ou por disputa. Logo a inserção de um cão em uma família humana, naturalmente poderia tornar-se efetiva ao criar-se um vínculo entre o cão e a família, devendo o cão entender a estrutura hierárquica familiar e posicionar-se conforme lhe seja permitido, adaptando-se.

No comportamento canino, a matilha é uma variável cultural, pois é através da deste paradigma que o cão desenvolve suas relações sociais e noções territoriais.

1398211323_635154051_1-rottweiler-filhote-com-45-dias-cabeca-de-touro-itaipuacuUm importantíssimo marco na variável ontogenética é o aprendizado na fase de filhote, desde o nascimento até completar um ano de idade, o seu cão processará as experiências vividas e as levará para a vida praticamente de forma intrínseca, tornando maus hábitos adquiridos muito mais difíceis de se retirar.

Por fim a variável filogenética pode ser facilmente exemplificada pela carga genética carregada por cães de trabalho, para funções específicas como pastores, boiadeiros, hounds, etc. Os cães também possuem memória genética, assim como outros animais, sobre a função atividade e desde filhotes já demostram aptidão para tais tarefas.

Portanto aqui vimos através dos níveis de seleção de Charles Darwin as variáveis que influenciam nos processos mentais dos nossos cães e resultam no comportamento que você vê, espero que seja de utilidade para quem precisar. Você tem dúvidas e perguntas para a coluna Cão Social? Mande nos um e-mail que respondemos.

 

 

Felipe M. Scavacini – Cinotécnico

contato@canilgoldensoul.com.br

WWW.CANILGOLDENSOUL.COM,BR

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!