Saúde

PSE: Saúde Bucal realiza 13 mil avaliações de risco para cárie em 2016


Ações nas escolas resultaram em redução de 14% no risco de cáries nos alunos

 

O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, realizou no último ano 12,8 mil avaliações para levantamento de riscos à cárie nos alunos da rede municipal de ensino. Por meio do Eixo de Saúde Bucal, os alunos foram examinados e avaliados, sendo 2.032 considerados com alto risco para cárie. O objetivo das ações foi levar conhecimento sobre causas e consequências das doenças bucais, destacando a importância do cidadão na manutenção da sua própria saúde. De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Saúde, as orientações preventivas já resultaram em uma redução de 13,75% no número de alunos com risco de cáries, se comparado a 2015, quando foram identificados 2.356 casos de alto risco à cárie.

“Desde o lançamento do Programa em 2013, o prefeito Denis Andia nos deu total apoio para desenvolver as ações do PSE e os resultados que temos alcançado, por meio dos diversos Eixos do Programa, têm refletido em inúmeros benefícios para a saúde das crianças da rede municipal de ensino. Ressaltamos que o êxito desse trabalho não é mérito apenas da Saúde e da Educação, mas fruto de um esforço coletivo, que conta também com o apoio de outras secretarias”, disse a secretária Lucimeire Cristina Coelho Rocha.

Os índices elevados de cáries em escolares podem ocorrer devido ao frequente consumo de açúcar e a falta de motivação para práticas de higiene bucal. Para combater esses fatores, durante o ano letivo foram realizadas diversas ações para detecção precoce e tratamento oportuno dos problemas bucais. “Procuramos motivar os alunos por meio de vídeos educativos, palestras, atividades lúdicas, escovações supervisionadas e aplicações de flúor, incentivando-os a desenvolver bons hábitos de higiene bucal e alimentação saudável, proporcionando uma melhor preservação da saúde bucal e do sorriso”, explicou a dentista e coordenadora do Eixo, Heloisa Aguiar Jorge Chiarelli.

As ações do Eixo de Saúde Bucal no PSE são realizadas com alunos da rede municipal de ensino, da Creche ao Ensino Fundamental, na faixa etária entre zero (4 meses) e 11 anos. Todas as crianças que apresentaram cárie foram encaminhadas para iniciar tratamento na UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do território.

“Importante ressaltar o total apoio das unidades nessas ações, pois as escovações realizadas diariamente nas escolas auxiliam muito na redução das cáries”, disse a assessora técnica Juliana Urbano, responsável pelo PSE na Secretaria de Educação. De acordo com a assessora, as atividades referentes ao eixo Saúde Bucal já começaram nas escolas municipais com a entrega das escovas e cremes dentais para as escolas/alunos.

Implantado em 2013 no Município, o Programa Saúde na Escola envolve mais de 14 mil alunos da rede municipal, com políticas de Saúde e Educação visando a prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br