Santa Bárbara d´Oeste

PSE: Ações do Eixo de Saúde Ambiental reúnem mais de 5 mil alunos e professores em 2016


O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, foi responsável por uma série de atividades voltadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável durante o ano de 2016.

 

As ações alcançaram aproximadamente 5 mil alunos e professores da rede municipal de ensino, por meio do Eixo de Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Ao todo foram contempladas 24 unidades de ensino e realizadas 40 palestras, com a presença de 4,8 mil alunos e 187 professores.

 

Entre as atividades desenvolvidas no Eixo, foram realizadas palestras, exposição de material do laboratório do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), capacitação dos dirigentes das unidades escolares sobre medidas preventivas e corretivas e passeatas de mobilização com a participação de alunos, professores e funcionários percorrendo ruas próximas às unidades, alertando a comunidade local sobre a importância dos cuidados para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e pelos pombos.

 

As palestras foram realizadas semanalmente com os alunos e professores do 4° e 5° ano do ensino fundamental. Os dirigentes das unidades escolares passaram por capacitação e todas as unidades realizaram uma passeata de mobilização social. As atividades no Eixo são monitoradas pelo coordenador do setor de Controle de Endemias, Luiz Eduardo Chimello de Oliveira, e pela professora Gilmânia Paiva, coordenadora do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) com apoio do NES (Núcleo de Educação em Saúde).

 

“O objetivo destas ações foi fornecer aos alunos, professores e dirigentes da rede municipal de ensino, as informações básicas para a correta destinação de resíduos, como medida de prevenção de doenças relacionadas aos animais sinantrópicos e desenvolvimento sustentável. Procuramos desenvolver o entendimento das relações entre os seres humanos e a natureza urbana, as formas de apropriação e as consequências dessas relações, com enfoque na destinação dos resíduos, reciclagem, animais sinantrópicos (mosquitos, roedores, escorpiões, aranhas, carrapatos, pombos e serpentes), as zoonoses e acidentes decorrentes do contato com estes animais”, explicou Oliveira. De acordo com ele, houve grande participação dos dirigentes, alunos e a comunidade escolar nas atividades. “Sem esse envolvimento e organização não teríamos obtido tanto êxito”, concluiu o coordenador.

 

“Nosso objetivo tem sido formar nossas crianças com assuntos relacionados ao meio ambiente, para que eles possam agir como multiplicadores de saberes em suas residências e bairro”, declarou a coordenadora do NEA, Gilmânia Paiva.

Programa Saúde na Escola

Implantado em 2013 no Município, o Programa Saúde na Escola envolve mais de 14 mil alunos da rede municipal, com políticas de Saúde e Educação visando a prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

 

 

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br