Prouni: inscrições começam no dia 17 de janeiro

prouni-2013Foto: Google Imagens

MEC divulga cronograma do programa, que oferece bolsas de estudos em universidades privadas. Primeira chamada será divulgada no dia 24.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira o cronograma do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em universidades privadas a alunos de baixa renda por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições começam no dia 17 e se estendem até o dia 21. Todos os procedimentos devem ser realizados no site do programa.

A primeira chamada será publicada no dia 24, e os selecionados terão até o dia 31 para comparecer à instituição de ensino e comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. Já a segunda chamada está programada para 8 de fevereiro, com período de matrícula até 19 de fevereiro. Quem não for selecionado nas duas primeiras listagens poderá se inscrever na lista de espera do Prouni nos dias 24 e 25 de fevereiro. A primeira convocação deverá ser anunciada em 28 de fevereiro e a segunda, em 8 de março.

Podem participar do Prouni os candidatos que realizaram o Enem 2012 e obtiveram média geral igual ou superior a 450 pontos. Até o ano passado, eram exigidos apenas 400 pontos. Também não podem disputar o benefício candidatos que tiraram nota zero na redação, mesma regra aplicada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que recebe inscrições até a sexta-feira.

O MEC ainda não divulgou o número de bolsas ofertadas no primeiro semestre deste ano. Os benefícios são divididos em duas modalidades: bolsas integrais, que custeiam todo o valor da mensalidade e são destinadas a candidatos com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, e parciais, que cobrem 50% da mensalidade e são oferecidas a estudantes com renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa.

Todos os candidatos ao benefício têm de obrigatoriamente ter cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública. Quem cursou integral ou parcialmente o ensino médio em escola particular pode se inscrever no programa desde que tenha sido bolsista. Deficientes físicos e professores da rede pública também podem participar.

Fonte: Veja

 

Comentários

Notícias Relacionadas

GM inicia operação “Carro Abandonado” em S.Bárbara... A Guarda Civil Municipal de Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta quarta-feira (30) a operação “Carro Abandonado”, medida que disciplina o recolhimento ...
Finais do Campeonato Barbarense de Truco acontecem... Os confrontos decisivos do Campeonato Barbarense de Truco da 1ª e da 2ª divisão, competição organizada pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por m...
Ônibus da Viba é adesivado para incentivar o exame... A VIBA esta com um de seus ônibus adesivado circulando  para incentivar a população fazer o exame de próstata. Oque é o exame de próstata? O Exa...
Formatura da turma 2013 do Proerd acontece nesta s... Alunos das redes municipal, estadual e particular de Educação de Santa Bárbara d’Oeste participam na próxima sexta-feira (29), a partir das 9 horas, d...