18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Promoção Social e Conselho da Mulher recebem visita da diretora de entidade da Suíça

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Promoção Social de Santa Bárbara d’Oeste e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (CMPDDM) do município receberam nesta quinta-feira (8) a visita da diretora executiva internacional da entidade Peace Women Across The Globe, Meike Shaling da Suíça. O encontro ocorreu no Museu da Água e contou com a presença de profissionais de diversas secretarias, além de representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) da cidade. A diretora palestrou sobre o trabalho da associação no mundo aos presentes.

 

Maria Cristina da Silva, secretária da pasta, ressaltou que a experiência da diretora alemã pode complementar as políticas públicas para as mulheres em Santa Bárbara. “Nós precisamos de mulheres assim como a Meike, que além de lutar pelos direitos de outras pessoas. Agradeço a sua presença e a pastora Ione que a trouxe para contar um pouco da sua história”, comentou.

 

A presidente do Conselho, Ione da Silva, conheceu a diretora em Santo Antonio da Platina, no Paraná, quando Meike fazia estágio da faculdade há 20 anos. “Ela teve a experiência de inserção na comunidade dessa cidade e hoje é diretora de captação de recursos humanitários em missão na Basileia. Sinto-me honrada com a presença dela, pois juntas unimos forças para contruir um plano a partir da realidade de Santa Bárbara. Parabenizo a Maria Cristina por ser essa ponte e tem nos ajudado muito”, afirmou.

Em seu discurso, Meike disse que para o Prêmio Nobel da Paz 2005, a associação suíça Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, com o apoio da Unesco, propôs a indicação de mil mulheres que, em 150 países, representavam as lutas contra a violência e a discriminação, contra a opressão e a miséria, em inúmeros espaços e frentes. “A ideia foi mostrar o que a mulher faz pela paz no mundo. Elas não eram e não são reconhecidas. São invisíveis ao público”, comentou.

Palestra Meike 03 - imprensa O Comitê do Prêmio Nobel 2005, segundo a alemã, não premiou o coletivo das mulheres. “Porém a articulação internacional que levou à seleção dos mil nomes mobilizou diferentes campos da sociedade, revelando a garra e a diversidade da atuação das indicadas, apesar dos múltiplos empecilhos que encontram no seu dia-a-dia. “O objetivo da associação é promover a cultura e a paz, a cidadania, os direitos, e a equilidade de gêneros, dando assim visibilidade ao trabalho da mulher e o enfrentamento da violência às elas”, frisou Meike.

O movimento nasceu na Suíça, de acordo com a diretora. No Brasil, a coordenação do processo de mobilização e seleção teve à frente Clara Charf, ativista e militante dos direitos das mulheres de longa e reconhecida história, com o apoio de várias representações do movimento de Mulheres, feminista, popular, sindical e da academia. A Associação tem como missão pôr em rede ações de mulheres que acreditam que o exercício da paz se dá no cotidiano.

O encontro contou também com a presença do vereador Edison Carlos Bortolucci Junior, o Juca.

Curso

Tem início neste sábado (10) o curso para promotoras legais populares, ministrado pela Associação de Promotoras Legais Populares “Cida da Terra” de Campinas e Região. A iniciativa é da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Promoção Social. Os encontros seguirão até setembro com duração de 72 horas, aos sábados, para 40 mulheres. A capacitação sobre justiça, direitos e equipamentos sociais de atendimento e defesa dos direitos humanos de trato no combate à violência será no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizado no Planalto do Sol.

 

Foto: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!