29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto obriga bancos a substituírem detectores de metais por máquinas de escaneamento corporal

Compartilhe essa notícia!

Foto: Google imagens

Dr. Júlio é autor da matéria que tramita na SNJ

 

O vereador Dr. Júlio protocolou projeto de lei, na Câmara Municipal de Limeira, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias da cidade instalarem máquinas de escaneamento corporal em suas entradas, substituindo detectores de metais.

De acordo com o projeto, os equipamentos de detecção deverão funcionar com captação de radiação não ionizante, gerada naturalmente pelo corpo humano, sendo proibida a utilização de equipamentos emissores de raio-X ou radiações de qualquer espécie.

DRJúlio
Vereador Dr. Júlio

Segundo Dr. Júlio, as agências bancárias são equipadas com aparelhos detectores de metal que já contam com mais de 15 anos de existência, mas causam transtornos ao públicos em geral, já que, conforme apontado pelo vereador, não garantem a segurança, tanto dos cidadãos que usam os serviços dos bancos quanto dos trabalhadores dessas instituições. “Basta a simples confrontação do número de condenações judicias dos bancos para indenizar os consumidores, ao passo que, do outro lado, não se verifica significativa redução de roubos, as tentativas e os consumados”, continuou o vereador.

Para Dr. Júlio, os equipamentos defendidos por ele em seu projeto trabalham passivamente, de forma a captar a energia gerada pelo próprio corpo, sem qualquer risco para a saúde do usuário ou do operador e com eficiência, na sua avaliação, muito superior às máquinas que fazem detecção magnética ou de raio-X.

O projeto, protocolado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 29 de fevereiro, foi encaminhado para análise da Secretaria de Negócios Jurídicos (SNJ) da Casa e caso receba pareceres favoráveis da comissões permanentes seguirá para ser discutido e votado no Plenário Vereador Vitório Bortolan.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!