29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto “Naturalmente Saudável” de S.Bárbara é premiado em Brasília

Compartilhe essa notícia!

Projetos premiados serão inscritos em prêmios nacionais e internacionais

 download (5)

O Projeto “Naturalmente Saudável: plantas medicinais, compartilhando uso e saberes”, apresentado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, foi contemplado nesta quarta-feira (4) com o 8º Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, iniciativa desenvolvida pela Caixa Econômica Federal. A ação barbarense, executada no Horto Medicinal do bairro Cruzeiro do Sul e no Viveiro Municipal, foi a única premiada do estado de São Paulo entre as 20 iniciativas premiadas, de um total de 35 projetos finalistas, em cerimônia realizada em Brasília.

 

O objetivo do prêmio é reconhecer e dar visibilidade aos projetos desenvolvidos com apoio técnico e/ou financeiro da Caixa, que tenham se destacado por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável de assentamentos humanos de todo o País. As organizações e entidades premiadas receberam troféus, certificados e a divulgação de suas iniciativas no catálogo da Caixa, além de participarem de filmes e exposições. Os 20 projetos vencedores serão inscritos no Prêmio Internacional de Dubai e em outros prêmios de repercussão nacional e internacional.

 

Coordenado pela médica sanitarista Nair S. N. Guimarães, com o apoio de servidores da Prefeitura, o projeto desenvolvido no município dispõe do cultivo de sementes de plantas medicinais, capacitando produtores e formando um grupo de estudos sobre a fitoterapia. A prática foi incluída no projeto sócio ambiental do PAC por apresentar cuidados ambientais com uso de vegetação para compostagem, produção orgânica, preservação das espécies e renda. “Atualmente temos 110 espécies de plantas medicinais para uso na forma de farmácia verde, e também a produção de plantas secas para uso em tinturas, confecção de óleos artesanais, sabonetes, xampu e pães integrais”, disse. “Agora estão em andamento a produção de folhetos sobre plantas medicinais e do “Guia de 100 plantas”, além da formação da associação de produtores orgânicos e produtos artesanais, que fortalecerá a geração de renda”, concluiu a profissional.

 

Para o secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, o resgate do conhecimento das plantas medicinais é um dos pontos mais importantes do projeto realizado. “Com o passar do tempo e a modernidade, estes fundamentos vão ficando pra trás. Entretanto é necessário que estes fundamentos das plantas medicinais sejam conhecidos por todos nós”, comentou. Além da pasta de Meio Ambiente, estão envolvidos na execução do projeto as secretarias de Saúde, Educação e Promoção Social.

 

O evento de premiação contou com a presença do presidente da Caixa, Jorge Hereda, da ministra da Cultura, Marta Suplicy, da ministra interina do Planejamento, Eva Maria Chiavon, do embaixador de Moçambique, Manuel Lubisse, dos representantes das práticas finalistas, além de diversas autoridades nacionais, estaduais e municipais.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Caixa

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!