Projeto LIA doa 3 brinquedos adaptados para Prefeitura de Limeira instalar no Parque da Cidade

Administração vai levar outras 4 unidades a diversos pontos de Limeira

 

 

O Grupo Mães em Ação, que coordena o Projeto LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade em Limeira, doou três brinquedos adaptados para deficientes à Prefeitura, para instalação no Parque da Cidade. Trata-se de um carrossel, um balanço e uma gangorra, nos quais as crianças com deficiência poderão brincar juntamente com as demais, facilitando a integração. Os brinquedos foram custeados por uma limeirense que prefere não se identificar.

 

O carrossel e a gangorra têm lugar para quatro crianças cada, sendo duas cadeirantes. O balanço tem dois lugares, um deles para cadeirante. A doação à Prefeitura foi necessária para que os equipamentos pudessem ser instalados em local público. “A Prefeitura está nos apoiando efetivamente”, comemora Kristhine de Munno, integrante do Grupo Mães em Ação. “O prefeito Mário Botion pediu à sua equipe que fôssemos atendidas em todas as questões de acessibilidade”.

 

Além dos brinquedos doados pelo grupo, a administração municipal adquiriu mais quatro, que deverão ser instalados em diversos pontos do município, sendo um deles também no Parque da Cidade. Os brinquedos adaptados ficarão nos playgrounds já existentes. “Isso é importante para não separar os deficientes”, afirma Kristhine. Segundo ela, a Prefeitura também vai providenciar a adaptação do piso desses locais para facilitar a locomoção dos cadeirantes. “Essas adaptações seguem as nossas orientações”, explica.

 

O Grupo Mães em Ação também solicitou à Prefeitura que os brinquedos adaptados disponíveis no Bosque Maria Tereza, no Jardim Mercedes, sejam transferidos para junto do playground. Hoje, eles ficam numa área exclusiva para eles. “Como os brinquedos adaptados estão distantes dos demais, dificulta a integração”, justifica Sivalda Barbosa, outra integrante do grupo. “Uma mãe que tem um filho com deficiência e outro não tem problemas para tomar conta dos dois por conta disso”.

 

A instalação dos novos brinquedos no Parque da Cidade e nos outros pontos deve acontecer nos próximos dias, obedecendo ao cronograma de serviços da Prefeitura.

 

As atividades do Mães em Ação começaram na cidade há um ano. O grupo tem como objetivo sensibilizar o Poder Público e a iniciativa privada a colaborar para tornar os espaços comunitários mais inclusivos aos deficientes. O grupo segue as diretrizes do Projeto LIA, criado em Curitiba e que vem se espalhando por várias cidades.

 

Assessoria de imprensa

Comentários