29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto de lei define regras para fabricação de carimbos de cunho profissional

Compartilhe essa notícia!

Essa iniciativa previne falsificações de documentos tais como atestados falsos!

O vereador Giovanni Bonfim protocolou, um projeto de lei que define regras para a fabricação e comercialização de carimbos de profissões regulamentadas em lei. De acordo com a proposta, a empresa que elabora, fabrica e/ou comercializa carimbos profissionais somente poderá fazê-los mediante a apresentação pelo signatário de seu registro de inscrição junto ao órgão representativo e fiscalizador da profissão para a confirmação de seus dados.
O projeto de Giovanni prevê que o signatário poderá ser representado por outra pessoa, desde que esta compareça à empresa munida de procuração legal registrada em cartório, cujo documento original ficará retido no estabelecimento. A entrega da mencionada identidade para a conferência dos dados é obrigatória, cabendo ao estabelecimento fazer uma cópia do documento para constar nos seus arquivos.
Segundo consta na proposta, o estabelecimento que fabricar ou comercializar carimbos em desconformidade com o disposto nesta lei se sujeita à multa de dois salários mínimos, não se isentando das demais sanções previstas em lei. Havendo reincidência, a multa será aplicada em dobro. Persistindo na infração, haverá o fechamento do estabelecimento e restrição de sua atividade comercial.
O vereador Giovanni Bonfim explica que esta lei se faz necessária para que não haja a venda irregular de carimbos de cunho profissional aos indivíduos sem as requeridas qualificações, ato que pode caracterizar crime de falsidade ideológica a aqueles que utilizam o produto para finalidades de má fé, tais como vendas de atestados e certidões irregulares.

 

Redação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!