28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto de Educação Patrimonial, da Fundação Romi, abre agendamentos para este ano

Compartilhe essa notícia!

Em 2013, 7.782 estudantes participaram das atividades no CEDOC

 

O CEDOC (Centro de Documentação Histórica), da Fundação Romi, recebe, a partir deste mês de fevereiro, os agendamentos das escolas interessadas em participar do projeto de Educação Patrimonial nos meses de março e abril, para alunos do Ensino Fundamental I.

 

Só no ano passado, 7.782 alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de Santa Bárbara e região participaram das atividades de Educação Patrimonial da instituição, cuja proposta é ensinar a história do município de forma interativa.

 

O ponto de partida é a visita ao Espaço Expositivo do CEDOC, que pontua as fases mais importantes da história barbarense, partindo dos tempos primitivos, passando pela fundação, a cana-de-açúcar, os impactos das imigrações norte-americana e italiana, o desenvolvimento da indústria têxtil e metal-mecânica, o primeiro trator nacional, o primeiro automóvel e a cidade antiga.

 

A visita é dividida em quatro etapas: observação, registro, exploração e apropriação. Logo no começo, os participantes recebem “folhas didáticas”, com o objetivo de orientá-los neste processo de descoberta. Já na fase final, de apropriação, os estudantes participam de uma oficina, na qual o professor pode ter ideia das infinitas possibilidades de um trabalho integrado e interdisciplinar com matemática, língua portuguesa e história.

 

“A Educação Patrimonial permite a ampliação do universo artístico e cultural dos estudantes, através de uma metodologia que possibilita o acesso a informação histórica por meio de oficinas temáticas, com diferentes formas de expressão artística. Com isso, formaremos cidadãos conscientes da sua história e da sua responsabilidade com o futuro”, ressalta a coordenadora do CEDOC, Sandra Edilene de Souza Barboza.

 

Como participar?

O agendamento pode ser feito pelo telefone (19) 3499-1558, com antecedência mínima de duas semanas. O trabalho de Educação Patrimonial é realizado com, no máximo, 40 estudantes por período. A participação é gratuita.

 

O CEDOC fica na Avenida João Ometto, 118, em Santa Bárbara. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!