28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto Contos na Estação destaca a importância da linha ferroviária no desenvolvimento cultural de Santa Bárbara d’Oeste

Compartilhe essa notícia!

Espetáculo da companhia de teatro Xekmat, com apoio do Fundação Romi, será no próximo domingo, 21 de setembro, na Estação Cultural

 

A Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste recebe neste domingo, 21 de setembro, mais uma edição do projeto Contos na Estação com a companhia de teatro barbarense Xekmat, a partir das 10h. O espetáculo irá ressaltar a importância da linha férrea que cruza o município para o desenvolvimento da região, através de histórias relacionadas ao antigo ponto de embarque e desembarque de cargas e passageiros do século passado. O evento, aberto ao público, é uma realização da Fundação Romi e da Cia Xekmat.

 

Roberto Isler e Amauri Oliveira são os atores responsáveis em conduzir o espetáculo. Fantasiados de Pif e Paf, eles contarão, de forma lúdica e didática, três histórias passadas de boca em boca no passado que aconteceram à beira dos trilhos: A história do sabonete, do tempo que sabonete perfumado era para poucos; a história da melancia; referência aos tempos em que a melancia em Santa Bárbara era um dos produtos mais valorizados da região e a história da Noiva Perpétua, do tempo em que o trem era o único meio prático e disponível de se viajar.

 

Amauri Oliveira, o Paf, é um dos criadores do Contos na Estação e afirma que essa iniciativa busca atingir o público de todas as idades. “Nosso objetivo é transmitir, de forma leve e engraçada, a importância deste local para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. O público mais antigo lembrará como vivia na época áurea da estação. Já os mais novos terão uma visão de como era a rotina de seus antepassados, quando o trem era um dos únicos meios de transporte”.

 

“O local escolhido para a apresentação do ‘Contos na Estação’ é o Memorial da Ferrovia, que temos no nosso espaço. Nele se encontram objetos das antigas estações que eram administradas pelas companhias Paulista, Sorocabana e Mogiana.  Fica o convite para quem quiser ter um domingo agradável em família. Vale lembrar que o Memorial da Ferrovia é um espaço expositivo que fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9 às 18h ; sábados das 8 às 17h e domingos das 8 às 12h”, explica a Assistente Cultural da Fundação Romi, Thiane Mendieta.

 

Sobre o Projeto

Contos na Estação surgiu em 2008, pela Cia Xekmat, companhia com vinte e quatro anos de existência, com a ideia de se criar atrações culturais nas antigas estações de trem do estado, transformadas pela iniciativa privada e pelo poder público em novos espaços culturais. Aproveitando todo o cenário histórico disponível, a apresentação de histórias baseadas em acontecimentos reais, em lendas e causos locais foi julgada como a mais propícia e efetiva. O uso dos dois personagens Pif e Paf, atores /contadores caracterizados como dois irmãos “do barulho”, teve a intenção de fazer a ligação entre o público e o espaço Estação de forma dinâmica e divertida.

 

A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, número 2, no Centro de Santa Bárbara. Mais informações pelo telefone: 3455-4830.

 

 

Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos.

 

[Foto: Ilustrativa]

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!