18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto Consertão homenageará a música caipira com concertos ao ar livre pelo interior de São Paulo

Compartilhe essa notícia!

Piracicaba será a primeira cidade a receber o projeto no dia 19 de janeiro

 

No primeiro semestre de 2018, o projeto ConSertão homenageará grandes compositores da música caipira em concertos ao ar livre e gratuitos por cidades do interior paulista, sendo Piracicaba a primeira cidade contemplada, no dia 19 de janeiro (sexta-feira), às 18h, na Esalq/USP. Os artistas Cláudio Lacerda, Neymar Dias e Lula Barbosa; e a Orquestra Sinfônica de Piracicaba são os protagonistas do projeto.

O projeto ConSertão foi concebido por Cláudio Lacerda, renomado cantor da música campesina e Diretor da Cantoria Produções Artísticas.  Segundo Cláudio, “o objetivo é elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”.

A música caipira do interior do estado de São Paulo sempre narrou belos cenários campesinos, a vida simples de seu povo, romances impossíveis, as dificuldades passadas por seus heróis quando persistiam na árdua vida do campo, ou quando tentavam a sorte nas cidades. Com fortes raízes, esta música germinou uma estética própria, consoante com os modos de vida e de pensar do interior do país. Retomar seu curso é compor, em melodias e versos, um painel da nossa cultura rural.

A maioria dos compositores homenageados no espetáculo são de São Paulo, estado onde se originou uma parcela de fundamental importância dos compositores e intérpretes do gênero. Alguns dos homenageados serão Teddy Vieira, Raul Torres, João Pacífico, Dino Franco, Tião Carreiro, Zé Fortuna, Serrinha, Palmeira, Renato Teixeira, Adauto Santos, Angelino de Oliveira, Rolando Boldrin e Elpídio dos Santos.

O projeto se juntará à Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, para levar ao público uma experiência com diferentes linguagens artísticas, em espaços públicos e ao ar livre, sem as barreiras que um local fechado muitas vezes impõe. “Nascida em uma cidade que preserva os laços com a cultura caipira, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba sempre prezou, em toda a sua história, pela aproximação de diferentes públicos. Tanto é que, desde 2015, a qualidade de seu trabalho repercute em todo o país. A música clássica caminha, cada vez mais, para a descentralização, e não será diferente no projeto ConSertão, que celebra a junção dos estilos erudito e sertanejo raiz”, conta o Maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP. Os ConSertões serão regidos pelo Maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

Os arranjos foram produzidos pelo músico Neymar Dias, que assina a direção musical e também será o solista em todas as apresentações, empunhando um dos principais personagens da cultura do interior, a viola caipira.

Cláudio Lacerda conta: “acho que todo cantor sonha em ser acompanhado por uma Orquestra. Eu sonho! Em 2010 formatei o projeto ‘Moda Sinfônica’ com o Quarteto de Cordas Mafra. Em maio de 2015, conversando com o Neymar Dias em uma boa mesa de bar, aumentei o tamanho do sonho e perguntei o que ele achava de um concerto com uma Orquestra, interpretando clássicos caipiras. Ele achou a ideia incrível e se ofereceu para escrever os arranjos. Na mesma hora o convidei para ser o solista na viola caipira. Quando falei o nome ConSertão, percebi que passamos a falar seriamente sobre o projeto. Lembrei do joseense Marcos Librantz, da Agência NTZ, especialista em projetos culturais, pois havia assistido a um curso com ele no Cultura e Mercado dias antes. Marcamos uma reunião, apresentei o projeto para ele e sua sócia Luciana Ciucci, e saí de lá com dois parceiros maravilhosos, que abraçaram a ideia e me ajudaram a realizar esse meu sonho!”.

Cláudio será ainda cantor nos espetáculos junto a Lula Barbosa e emprestarão suas vozes como intérpretes de belas canções dos compositores homenageados, como “Você Vai Gostar”, “Boiadeiro Errante”, “Cheiro de Relva” e “Cabocla Tereza”. “O Lula foi convidado por ser um grande cantor e por ter um compromisso enorme com a cultura dos povos. Ele já participou dos meus discos e tenho muito respeito por sua trajetória e conquista. É um artista maravilhoso!”, diz Lacerda.

A primeira cidade contemplada pelo projeto será Piracicaba, com apresentação no gramado em frente ao Edifício Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da USP em Piracicaba, instituição que ocupa o 5º lugar do mundo e o 1º da América Latina em Ciências Agrárias. A infraestrutura montada no gramado é viabilizada por meio da arrecadação de fundos realizada pelos formandos das turmas de 2017 para a solenidade de formatura, sendo este o 4º ano consecutivo que essa estrutura é utilizada para atividades culturais abertas ao público em geral.

Incentivadora de ações que visam oferecer à sociedade cultura, arte e entretenimento, a Raízen é patrocinadora do projeto. Débora Barros, coordenadora de relações externas da empresa, ressalta a importância da iniciativa: “O concerto une música caipira e erudita em uma programação para toda a família. A Raízen acredita que o desenvolvimento de cada indivíduo se dá em função das oportunidades de acesso à educação, cultura e esporte. Por essa razão, investimos na promoção de iniciativas que possam contribuir com isso”.

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio da empresa Raízen. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Conta com a parceria da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Esalq, Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), Unimed Piracicaba e Center Flat – Hotel e Eventos.

 

SERVIÇO

CONSERTÃO

Data: 19 de janeiro de 2018 (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Campus da Esalq (Avenida Pádua Dias, 11 – Agronomia, Piracicaba – SP)

ENTRADA GRATUITA E SOLIDÁRIA: O público poderá doar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento, destinado ao Grupo Amor de Maria – Moradores de Rua, que promove o apoio social de pessoas em situação de rua em Piracicaba.

Classificação: Livre

Informações: facebook.com/consertao

 

REPERTÓRIO

 

Boiadeiro errante

Teddy Vieira

 

Cabocla Tereza

Raul Torres e João Pacífico

 

Cheiro de relva

Dino Franco e Zé Fortuna

 

Chitãozinho e Xororó

Serrinha e Athos Campos

 

Chora Viola

Lourival dos Santos e Tião Carreiro

 

Chuá chuá

Pedro de Sá Pereira e Ari Machado

 

Disco voador

Palmeira

 

Romaria

Renato Teixeira

 

Saudade da minha terra

Belmonte e Goiá

 

Triste berrante

Adauto Santos

 

Tristezas de Jeca

Angelino de Oliveira

 

Vide vida marvada

Rolando Boldrin

 

Você vai gostar

Elpídio dos Santos

 

Currículos dos Artistas e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba:

 

Cláudio Lacerda – Diretor do projeto e cantor nos espetáculos

Cláudio Lacerda é hoje um dos principais artistas da música campesina e diretor da Cantoria Produções Artísticas. Gravou 4 CDs, que contaram com a participação de grandes músicos, como Renato Teixeira, Tinoco e Pena Branca. Dividiu palco com Dominguinhos, Renato Teixeira, Amelinha, Pena Branca, Tinoco, Paulo Simões, Alzira E., Tetê Espíndola, Neymar Dias, Toninho Ferragutti e Paulo Freire. Acumula 4 premiações, sendo 3 delas sequenciais no “Prêmio Nacional de Excelência em Viola Caipira”, na categoria “Melhor Intérprete” (2004, 2010 e 2013), além de ter sido ovacionado por críticos musicais nos veículos O Estado de São Paulo, Diário de São Paulo, Estado de Minas, Correio Braziliense, Revista Rolling Stone, entre outros.

 

Neymar Dias – Arranjador, diretor musical e solista de viola caipira

Filho de compositor de música caipira, Neymar Dias realiza intenso e constante trabalho na música popular, atuando como compositor, arranjador e músico de estúdio, tendo trabalhado com importantes nomes do cenário musical brasileiro, como: Inezita Barroso, Roberta Miranda, Tinoco, Leonardo, Ivan Lins, Theo de Barros, Nana Vasconcellos, André Mehmari, Toninho Ferragutti, entre outros. Em 2005 foi vencedor na categoria revelação do “Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola Caipira”, com composição própria. Em 2008 viajou como contrabaixista do grupo do renomado saxofonista Branford Marsalis por uma extensa turnê nos Estados Unidos.

Possui 5 CDs lançados, com obras autorais e arranjos originais e em 2014 foi nomeado ao Grammy Latino juntamente com Toninho Ferragutti, concorrendo na categoria de melhor álbum de música raiz (Festa na Roça).

 

Lula Barbosa – Cantor

Lula Barbosa começou sua carreira aos 15 anos, na efervescência do final dos anos 70, quando os esperançosos ares da redemocratização política faziam pipocar, no campo da cultura nacional, como o seu Grupo Semente. No início dos anos 80, decidiu se lançar em carreira solo, apresentando-se em um bom número das lendárias casas noturnas do bairro do Bixiga. Nesse ambiente, a verdadeira escola para os que pleiteiam se estabelecer na vida artística, Lula pôde desenvolver sua musicalidade em contato próximo com artistas do quilate de Filó e Geraldo Cunha, e tantos outros. E não demorou para que o convidassem para gravar seu primeiro compacto, ainda em 1981, por selo independente e em 82 foi convidado a cantar no LP “Cau Pimentel entre amigos”. Contudo, Lula só conseguiu projeção nacional quatro anos mais tarde, com a segunda colocação no badalado Festival dos Festivais, da Rede Globo, para a canção “Mira Ira”. Desde então, tornou-se um compositor requisitado, tendo músicas gravadas por diversos nomes prestigiosos da música brasileira, como Roberto Carlos, Fábio Jr e Jair Rodrigues, Jessé, Sergio Reis, num total de 500 músicas gravadas.

 

Orquestra Sinfônica de Piracicaba

Conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) tem 117 anos de trajetória. É reconhecida por leis municipal e estadual como entidade de utilidade pública. Ela manteve-se, ao longo dos anos, de concertos esporádicos, a partir do empenho de entusiastas da música erudita, muitos ligados à Esalq, a tradicional escola de agronomia da USP.

A partir de 2015, a OSP passou por uma reestruturação total, tendo como diretor artístico e regente titular o maestro Jamil Maluf, piracicabano que criou a Orquestra Experimental de Repertório.

Desde então, a OSP realiza concertos mensais gratuitos no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho, com a presença de solistas reconhecidos no Brasil e no exterior, além de maestros convidados para a regência. Mantém, ainda, um trabalho pedagógico a alunos da rede municipal, através dos projetos Música nas Escolas e ABC do Dó, Ré, Mi.

 

Luís Fernando Fischer Dutra – Regente no projeto ConSertão

Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais em 1982, na Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle”, com o Professor Nelson Rios. Também foi aluno das professoras Celisa Frias, Elisa Fukuda e Paulo Bosísio. Foi professor de violino e também Maestro da Orquestra Infanto Juvenil da EMPEM de 1987 até 1991, desenvolvendo importante trabalho com crianças e jovens estudantes de música.

Participou de vários cursos de férias, tendo aulas com renomados professores, tais como Leopold la Fosse (EUA), Marcelo Gerchfeld, Marylou Speaker (EUA), Jerrold Rubeinstein (EUA-Bélgica), Ole Bohn (Noruega) e também tocou sob a regência de grandes maestros, como Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Eleazar de Carvalho, Lorin Maazel e muitos outros.

Em 1992 mudou-se para São Paulo para aperfeiçoar-se com o renomado professor Ayrton Pinto e neste mesmo ano ingressou na Orquestra Experimental de Repertório, do Teatro Municipal de São Paulo. Em 1994, a convite do Regente Titular da OER, Maestro Jamil Maluf, assumiu o cargo de Spalla dos Segundos Violinos da OER, cargo que ocupou até Março de 2014.

Atualmente é professor de violino da Escola Livre de Música da Orquestra Sinfônica de Limeira e também exerce atividades didáticas na cidade de Piracicaba.

Graças à grande experiência adquirida nos 22 anos em que tocou na Orquestra Experimental de Repertório, atualmente ocupa o cargo de “Spalla” da Orquestra Sinfônica de Limeira e Spalla dos segundos violinos da Orquestra Sinfonica de Piracicaba.

Desde 2016, recebe orientações de “Regência Orquestral” do Maestro Jamil Maluf e atua como Maestro e Apresentador do “ABC do DÓRÉMI”, um espetáculo didático criado para as crianças da rede municipal de ensino de Piracicaba.

 

Sobre a Raízen – Patrocinadora do ConSertão

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis.

 

A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, produz 4,2 milhões de toneladas de açúcar anualmente e 4,7 milhões de toneladas são comercializadas. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e a empresa comercializa anualmente 2.8 TWh de energia elétrica.

 

A Raízen também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select.

 

Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do Estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!