29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto Coloridas nuvens inicia visitas às escolas de Santa Bárbara d’Oeste

Compartilhe essa notícia!

Processo de escrita de um livro é um dos assuntos do encontro da escritora com alunos da rede municipal 

 

Tem início nesta semana a etapa de visitas às escolas do projeto Coloridas nuvens, em Santa Bárbara d’Oeste. A escritora, e proponente da iniciativa, Sílvia Delázari, e o contador de histórias, Anderson Brongna, visitam 20 unidades de ensino da rede municipal barbarense até o final do mês.

Durante as visitas, os alunos poderão fazer perguntas e conhecer o processo de criação e escrita de um livro. O encontro torna o escritor uma figura acessível e estimula o aluno a escrever suas próprias histórias. “Escrever só tem sentido quando existe um leitor. O aluno que recebe o livro encontra no escritor uma pessoa comum, que é parecida com ele. Isso levanta muitas possibilidades e uma delas é ele descobrir que também pode escrever. Costumo dizer que a leitura e a escrita são formas de elaborarmos nossos sentimentos. O Coloridas nuvens chegando às mãos dessas crianças, as diversas leituras possíveis e as minhas visitas têm muito a contribuir na elaboração desses sentimentos. Esse é um livro de memórias, talvez esse encontro  fique também na memória desses alunos”, revela Sílvia. Além do bate-papo com a escritora, a visita compreende a contação da história Coloridas nuvens por Anderson Brongna.

As visitas acontecem até dia 29 de outubro de manhã e à tarde. No total são cerca de 210 professores envolvidos no projeto e 5 mil alunos atendidos por ele. Na semana passada uma oficina da ilustradora Patrícia Scalon de Almeida com professores apresentou formas de trabalhar com o livro Coloridas nuvens, que foi distribuído aos alunos da rede municipal.

Coloridas nuvens surgiu do livro de nome homônimo, escrito por Silvia, ilustrado por Patrícia e editado pela Adonis. O objetivo do projeto é estimular o prazer e o interesse das crianças pela literatura e artes visuais, explorando a relação lúdica que os alunos costumam estabelecer com texto e ilustração.

O Coloridas nuvens tem realização da Adonis e do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, conta com o patrocínio da Ober e  apoio da Usina Açucareira Furlan, WestRock, Usicomp e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Educação. A produção cultural do projeto é da 3marias Produtora Cultural.

A escritora

Nascida em Laranjal Paulista/SP, Sílvia Delázari é escritora e professora de Língua Portuguesa. Sílvia atua na rede estadual de ensino em Americana e desenvolve projetos de leitura e produção de textos que culminam em mostras culturais. Além da obra Coloridas nuvens (Editora Adonis, 2012), tem publicado os livros Bichinhos solidários (Editora Adonis, 2014)Catarina, a tartaruga poetisa (Editora Adonis, 2007) e Um porquinho diferente (Editora Adonis, 2005).

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!