RMC

Projeto Cidade Responsável Americana realiza ação na 30ª Festa do Peão


O Projeto Cidade Responsável Americana – iniciativa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), entidade que representa as quatro maiores cervejarias do país, Ambev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e HEINEKEN Brasil – com apoio da Prefeitura Municipal, realiza ação de conscientização para consumo responsável de bebidas alcoólicas na 30ª Festa do Peão de Americana, que acontece de 10 a 19 de junho.

 

Durante as seis noites de festa, o projeto Cidade Responsável estará distribuindo um material visando conscientizar sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas e a proibição de consumo para menores de 18 anos. Na área dos camarotes, serão distribuídos flyers com orientações sobre a importância da proibição do consumo de álcool por menores, do consumo por maiores com moderação, além de comportamentos em prol do bem público e da sociedade.

 

“Essa ação é uma prova de como o setor se encontra hoje unido em torno de questões prioritárias como a promoção do consumo responsável, com destaque para a conscientização da “não-venda” de bebida alcóolica para menores de 18 anos. E contar com o apoio da Festa do Peão de Americana será imprescindível para o sucesso desse nosso programa”, afirma Paulo Petroni, diretor-executivo da CervBrasil.

 

Na manhã desta sexta-feira, 10/06, no Parque de Eventos CCA (Clubes dos Cavaleiros de Americana), o vice-prefeito de Americana, Roger Willians, Paulo Petroni da CervBrasil, e representantes da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude de Americana e do Conselho Municipal da Juventude conheceram o Consumo Responsável, outro programa em prol da conscientização do uso de bebida alcoólica realizado exclusivamente pela Ambev.

 

Antes do cadastramento, mais de três mil profissionais de bares, restaurantes e estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas na Festa do Peão de Americana assistirão um vídeo institucional de conscientização ao consumo de bebida alcoólica por menores.

O objetivo da campanha é transformar profissionais em multiplicadores da prática de venda e consumo responsável da bebida alcoólica.  Além da proibição do consumo do álcool por menores de 18 anos e dos perigos do excesso, o material didático apresenta também a história e cultura da bebida alcoólica, a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado e destaca a mensagem “se beber, não dirija”.

 

Os 40 profissionais contratados pelo programa, estarão na entrada do recinto carimbando os maiores de 18 anos, para que o mesmo seja reconhecido no momento exato da compra da bebida alcoólica, facilitando os estabelecimentos que realizam a venda da mesma. Os artistas também aderiram a campanha e durante os shows usarão o microfone para falar sobre o uso indevido do álcool.

“Para nós é muito importante esse tipo de ação acontecendo na Festa do Peão e a certeza que vamos reduzir ainda mais os casos de crianças e adolescentes consumindo álcool na maior festa da cidade. É mais uma ação do Projeto Cidade Responsável na cidade. Esperamos que ao final deste projeto, Americana possa ser referência no combate ao álcool para o jovem”, falou o Roger.

 

O projeto Cidade Responsável – O Projeto Cidade Responsável Americana é uma iniciativa da CervBrasil para incentivar os municípios a terem um conjunto de práticas preventivas para inibir o consumo de álcool por menores de 18 anos.

 

Para alcançar o público-alvo, jovens menores de 18 anos e, para atingir o objetivo de inibir o consumo de álcool por crianças e adolescentes, o Projeto Cidade Responsável Americana foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização. A partir do projeto-piloto e do escopo geral do projeto, as ações foram divididas em seis pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.

 

Para cada pilar foram previstas capacitações e ações específicas, de acordo com seu público-alvo e objetivos estratégicos.

 

O projeto Cidade Responsável é parte integrante do Programa Interamericano de Prevenção da Violência e da Criminalidade da OEA (Organização dos Estados Americanos).

 

Festa do Peão de Americana – Além das atrações musicais, esportivas, infantil e gastronômicas oferecidas aos visitantes, a 30ª Festa do Peão de Americana, que acontece entre os dias 10 e 19 de junho, movimenta não só a cidade, mas também toda a região em torno dela. Segundo Beto Lahr, presidente do Clube dos Cavaleiros e porta voz do evento, a Festa gera cerca de 4,5 mil empregos diretos e indiretos em diversas funções, que vão desde a montagem dos estandes, passando por segurança, limpeza, bilheterias, estacionamento, dentre tantas outras.

 

“A Festa do Peão de Americana é o maior evento da região e impulsiona todos os setores, principalmente o turismo e vestuário. A estrutura aumentou bastante e este ano são esperadas cerca de 400 mil pessoas em seis dias de festa”, diz Lahr. O evento, que comemora 30 anos de existência, é uma festividade  com números grandiosos e

que impressionam: são 4 mil agentes de segurança, 250 coletores que reciclarão 250 mil toneladas de lixo, 25 mil vagas para veículos, arena com capacidade 10 mil pessoas, área VIP coberta para 4 mil pessoas, arquibancada coberta para 8 mil pessoas e palco alternativo para 5mil pessoas.

 

Americana está localizada em uma das regiões mais ricas e privilegiadas do Estado, com fácil acesso pelas rodovias Bandeirantes e Anhanguera, além de ser considerada um importante polo têxtil nacional.

 

CervBrasil –  Criada em de maio de 2012, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) reúne as quatro maiores fabricantes da bebida do país –Ambev, Grupo Petrópolis, Heineken Brasil e Brasil Kirin -, que respondem por cerca de 96% do mercado.

 

Desde sua fundação, a entidade trabalha em prol do interesse comum das empresas em fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nacional. A entidade tem como missão incentivar o desenvolvimento sustentável do setor cervejeiro brasileiro. Entre seus pilares de atuação estão a contribuição socioeconômica e o consumo responsável.

 

 

 

Unidade de Imprensa – Ariel Ferreira

Fotos: Marilia Pierre

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br