Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Projeto Bacia Caipira integra ações da Semana da Árvore

A Prefeitura e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste levaram, na manhã desta terça-feira (25), os grupos da Terceira Idade, Alegria de Viver e Esperança, da Zona Leste, a uma visita ao Parque do Mirante, em Piracicaba, onde participaram do 3º encontro do projeto “Bacia Caipira – seguindo as águas e trazendo histórias”, cujas atividades dessa etapa foram inseridas nas ações da Semana da Árvore, que segue até sexta-feira (28) em Santa Bárbara com diversas atividades.

O passeio ecológico contou com palestras que abordaram a importância dos rios, as histórias e as curiosidades do desenvolvimento de Piracicaba em torno do principal rio que leva o nome da cidade. Em seguida, os membros dos grupos puderam conhecer mais sobre o Parque através de uma trilha formada por variadas espécies de árvores nativas que compõem o ambiente, que fica às margens do Rio Piracicaba. As Lendas tradicionais do local também foram narradas aos participantes.

O projeto Bacia Caipira visa à educação e conscientização ambiental e foi lançado em março deste ano, fruto da parceria entre o Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo com as Prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, através das respectivas Secretarias de Educação e Meio Ambiente, o SEMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba – e o DAE barbarense. Participam também do projeto grupos da terceira idade de Piracicaba.

Nas duas primeiras edições, o projeto incluiu plantios de árvores nas margens do Rio Piracicaba, nos bairros Cruzeiro do Sul e Pinheirinho, em Santa Bárbara d’Oeste, e uma visita ao Horto de Tupi, em Piracicaba, ambos os locais são de grande importância ecológica para essa Bacia. O quarto e último encontro desse mesmo grupo deve ocorrer no próximo dia 6 de novembro, em terra barbarense, encerrando o projeto Bacia Caipira. A Semana da Árvore tem sequência nesta quarta-feira (26) com plantios de árvores a serem realizados por alunos do CIEP “Dom Eduardo Koaik”, do bairro Planalto do Sol.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br