24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Programação Estação Cultural mês de Setembro

Acompanhe a programação da Estação Cultural para o mês de Setembro

 

De 01/09 à 27/09 – Exposição Romi-Isetta 59 anos

Espaço expositivo da Estação Cultural recebe textos e painéis com fotos para contar a história do primeiro carro em série fabricado no Brasil

Brasileiro gosta, e bastante, de automóvel. Com base nos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nas estimativas populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes, e das dez cidades com mais carro por habitante, nove estão na região Sudeste. Mas, você sabe como o veículo surgiu no Brasil? Para contar um pouco dessa história, a Estação Cultural recebe a Exposição Romi-Isetta. O evento contará com um modelo de Romi-Isetta e mostra a trajetória do primeiro carro de passeio fabricado em série no país, lançado em 05 de setembro de 1956. A mostra acontece de 1º a 27 de setembro, no espaço expositivo da antiga estação ferroviária da cidade.

Além de um exemplar do carro, textos e painéis com fotos cedidas pelo Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, completam essa viagem aos incríveis anos 50. De características revolucionárias, o Romi-Isetta completa 59 anos em setembro e é lembrado como uma inovadora proposta de mobilidade urbana e eficiência.

No começo da década de 50 existiam apenas 299 mil automóveis particulares em todo o Brasil. Esses poucos automóveis eram importados ou montados com peças estrangeiras, o que limitava a geração de empregos, valor e distribuição de renda. Com o surgimento do Romi-Isetta via-se circular pelas ruas um carro realmente fabricado em série no Brasil – com 72% (em peso) de suas peças de fato produzidas localmente.

A Exposição “Romi-Isetta 59 anos” na Estação Cultural é uma ótima opção para conhecer mais sobre esse “pequeno notável” que deixou muita saudade. Quem que não conhece o automóvel tem a oportunidade de apreciar e entender um pouco sobre a história desse meio de transporte dos anos 50. Além disso, é uma ótima oportunidade de diversão e lazer em família, onde pais e avós poderão relembrar os velhos tempos.

Realização: Fundação Romi

Apoio: Universidade Mackenzie? Campinas

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833


Dia 13/09 (Domingo das 8h30 às 11h30) – BARRACA DO LIVRO VIAJANTE

Feira Livre de Santa Bárbara d’Oeste e Estação Cultural incentivam a leitura e estimulam as trocas e doações de livros.

A Barraca do Livro Viajante é uma iniciativa da Feira Livre de Santa Bárbara d´Oeste e conta com o apoio da Fundação Romi. Sua essência é incentivar a leitura e estimular as trocas e doações. O espaço na Feira Livre disponibiliza ao público uma série de títulos para empréstimo, que vão desde livros técnicos e clássicos da literatura brasileira, até os best-sellers mais atuais. Este movimento de incentivo cultural à leitura também está aberto às doações de exemplares, tanto na barraca quanto na Estação Cultural.

Realização: Feira Livre Santa Bárbara d’Oeste

Apoio: Fundação Romi

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833


Dia 13/09 (Domingo das 10h às 12h) – ESTAÇÃO CULTURAL RECEBE MAIS UMA EDIÇÃO DA RODA DE CAPOEIRA

O evento marca a exposição daquilo que foi aprendido e apreendido nas Oficinas de Capoeira, realizada ao longo do mês.

A Roda de Capoeira é um encontro aberto ao público e conta com a participação dos alunos da Oficina de Capoeira da Estação Cultural e de convidados especiais. Tem por razão social além da salvaguarda do bem cultural de natureza imaterial, conforme determina o Decreto nº 3.551 de agosto de 2000 e Resolução n° 001, de 03 de agosto de 2006, visa divulgar e valorizar um conjunto de misturas brasileiras, desenvolvidas principalmente por descendentes de escravos africanos. Compreende a arte marcial, a cultura popular e a música.

Oficina de Capoeira

A Oficina de Capoeira é um projeto da Fundação Romi voltado à valorização desse misto de arte e esporte. Além dos gingados, a Roda de Capoeira, com seu ritmo, canto, dança e música proporciona, ao público participante, apresentações de maracatu, afoxé e samba de roda. Nas Oficinas de Capoeira além de aprender a jogar, o aluno tem acesso aos fundamentos da arte, sua história e seus instrumentos. Não há limite de idade. As aulas acontecem aos sábados, das 10h30 às 12h30. Os interessados podem se inscrever na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30, através do telefone 3455-4833.

Realização: Contramestre Motta

Apoio: Fundação Romi

Informações e inscrições: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833. estacaocultural.org.br


Dia 27/09 (Domingo às 10h) – Atenção, respeitável público!

“Atenção respeitável público” trata-se de um projeto que irá levar ao público paulista um espetáculo circense exclusivo de palhaços da Dupla Companhia! Dois palhaços interpretam gags de circo tradicional de rua, em um espetáculo em que as cenas não seguem um roteiro de um teatro tradicional. O espetáculo possui 1h de duração e, com a parceira da Estação Cultural da Fundação Romi, será realizado de forma totalmente gratuita à população de Santa Bárbara d´Oeste e região no vão livre da Estação. A Dupla Companhia desenvolveu as figuras de suas palhaças inspiradas na tensão cênica criada a partir da relação existente entre as personalidades e as ações dos palhaços. A arte e a cultura ensinam diferentes formas de comunicação e interação com o público. É na arte que a pessoa encontra sua verdadeira sensibilidade.

Realização: 3S Projetos

Apoio: Fundação Romi

Projeto realizado com apoio do ProAC ICMS | Governo do Estado de São Paulo.

Informações: Estação Cultural, Av. Tiradentes, 02, centro, Santa Bárbara d´Oeste. 19.3455.4833

 

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br