Saúde

Programa Saúde na Escola promove prevenção de cáries

“Vocês querem que os bichinhos façam buraquinho no dente de vocês ou querem ficar com eles limpinhos e saudáveis?”, perguntou a dentista da Prefeitura, Magda Feltrin Kalashe, durante palestra educativa de prevenção em Santa Bárbara d´Oeste. “Limpinhos!”, disseram os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Ciep “Charles Keese Dodson”, no Bosque das Árvores.

 

Os dentistas da Prefeitura percorrem periodicamente as escolas municipais, orientando os alunos sobre a escovação correta de maneira lúdica. Além disso, avaliam os dentes das crianças e encaminham para tratamento quando necessário.

 

As professoras seguem as orientações dos dentistas diariamente nas escolas e consolidam hábitos saudáveis nas crianças. Estas são ações de um dos eixos que as secretarias de Educação e de Saúde atuam dentro do PSE (Programa Saúde na Escola) em S.Bárbara, o “Saúde Bucal”.

 

No Ciep “Charles Keese Dodson” já é rotina os alunos escovarem os dentes após o almoço. Cada um tem sua escova que é guardada em um estojo com seu nome. As educadoras acompanham a escovação, entregando a escova já com creme dental. As crianças são estimuladas a realizarem a higiene bucal por pelo menos mais duas vezes em casa.

 

“Um programa que vem dando muito certo, a prova disso são as próprias crianças da rede de ensino municipal, que recebem orientações e cuidados com a Saúde Bucal. Isso faz com que no futuro tenhamos adultos com a dentição mais saudáveis. Isso é fazer Saúde pública”, disse a secretária de Saúde, Lucimeire Rocha.

 

A aluna Giovana Ferreira, de 6 anos de idade, fala do que mais gostou na aula de escovação. “Eu gostei de escovar os dentes porque não fica sujo e a bactéria não vem”, disse ela, se referindo a possibilidade de cárie. Alisson Pacheco, de 5 anos, ensina: “quando comer doce, tem que escovar o dente!”, concluiu.

 

Além da Giovana e do Alisson, todos os alunos da rede municipal de ensino, da Creche ao Ensino Fundamental, na faixa etária entre zero (4 meses) e 11 anos participam das atividades do eixo Saúde Bucal no PSE. O trabalho resulta em crianças mais atentas às questões que envolvem higiene e saúde. Além de conscientes sobre os cuidados com o próprio corpo, elas passam a se preocupar mais com o bem estar do próximo. A ação forma crianças atentas aos cuidados com a escola, família e sociedade.

 

Implantado em 2013 no Município, o PSE envolve mais de 15 mil alunos da rede municipal, com políticas de Saúde e Educação visando a prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br