28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Programa Saúde da Família será lançado dia 16 em S.Bárbara

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, lança na próxima terça-feira (16) o PSF (Programa Saúde da Família) no município. O evento ocorrerá no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, com a presença de representantes da Administração Municipal, autoridades locais, técnicos da pasta, além de articuladores do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Na ocasião será realizada também uma Aula Magna sobre a Estratégia Saúde da Família.

 

O PSF é uma estratégia de assistência da atenção básica à saúde, formada por equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essas equipes são compostas por um médico generalista (capacitado para atender crianças, homens, mulheres, gestantes e idosos), uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e seis agentes comunitários de saúde. “Um dos diferenciais do programa será a realização de atendimentos domiciliares, onde os profissionais e pacientes terão a oportunidade de interagir e trocar experiências”, disse o secretário de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Dr. Dreison Iatarola. “Além do atendimento na unidade básica, as equipes também desenvolvem atendimentos domiciliares a pacientes mais debilitados e atendimentos a grupos específicos, como adolescentes, gestantes, diabéticos, hipertensos entre outros, em que os pacientes e profissionais de saúde tem a oportunidade de aprenderem uns com os outros”, completou.

 

O agente comunitário de saúde (ACS) é considerado o elo da equipe com a comunidade. Dentre suas atribuições, destaca-se o contato permanente com as famílias, realizando visitas domiciliares. O auxiliar e o técnico de enfermagem acompanham as visitas domiciliares e participam das atividades de assistência básica, realizando procedimentos na Unidade de Saúde, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.).

 

O auxiliar de saúde bucal (ASB) desenvolve atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da Equipe de Saúde da Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar. O cirurgião-dentista realiza procedimentos clínicos, fazendo diagnósticos com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal.

 

Já o enfermeiro é responsável pela assistência integral aos indivíduos e famílias, planejando, gerenciando, coordenando e avaliando as ações desenvolvidas pelos ACS, além de supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente na unidade. Por fim há um o médico, que também realiza assistência integral aos indivíduos e famílias, encaminhando os usuários aos serviços de média e alta complexidade, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico destes e indicando a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário.

 

O lançamento do Programa Saúde da Família terá seu início às 8h30 com abertura oficial, seguida de palestra “Linha do Tempo da Saúde – SUS – Estratégia Saúde da Família – Programas do Ministério”, com o articulador da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Érico Vasconcelos. Às 14 horas a pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Políticas Publicas (Nepp) da Unicamp, Carmen Lavras, ministrará palestra sobre “O papel da Atenção Básica no Cuidado à Saúde”, enquanto às 15 horas o tema “Regionalização” será explanado pela articuladora regional da Secretaria de Estado de Saúde, Marlene Rizzoli, para posterior debate entre os presentes.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!