23 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Programa “Mulheres de Peito” já realiza exames em Nova Odessa

Compartilhe essa notícia!

Expectativa é realizar 50 mamografias por dia em carreta-móvel na frente da Prefeitura

 

A prevenção ao câncer de mama em Nova Odessa não se restringe ao mês Outubro Rosa, é um trabalho contínuo ao longo do ano”. É assim que a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, que acompanhou nesta terça-feira (5) o início do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria Estadual de Saúde, define os cuidados do município em relação à saúde da mulher. Através da iniciativa realizada em parceria com o governo estadual, são oferecidas mamografias gratuitas a mulheres a partir de 35 anos em uma carreta-móvel que permanece até o final do mês em frente ao Paço Municipal.

O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, o secretário de Saúde, Sérgio Molina, e a diretora de Saúde Básica, Gláucia Blumer Paulon, também acompanharam o começo dos atendimentos do programa cujo objetivo é ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizar exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. A carreta funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Mulheres acima de 50 anos podem realizar os exames sem necessidade de encaminhamento médico. Para isso, basta se dirigir à carreta-móvel com RG e cartão do SUS em mãos. Pacientes fora dessa faixa etária também podem realizar exames, desde que tenham pedido médico emitido tanto pela rede pública como particular. No caso da rede pública, encaminhamento dado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

O exame deverá ser retirado posteriormente na Central de Regulação de Nova Odessa, que fica no Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia. A Secretaria de Saúde iniciou contato com pacientes que aguardavam realização de mamografias para que possam ser atendidas pelo Programa do Governo Estadual.

A expectativa é realizar 50 exames por dia, sendo 25 de manhã e 25 à tarde. Segundo o secretário de Saúde, o programa traz agilidade na realização dos exames e economia ao Município, uma vez que as mamografias rotineiras são custeadas pela Prefeitura. “É uma satisfação trazer o Programa para Nova Odessa, com quatro carretas atendendo os 645 municípios no Estado”, ressalta Sérgio Molina.

Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. “É oportunidade para a população realizar esse exame de caráter preventivo. Quanto antes identificar um possível problema, maiores as chances de cura”, acrescenta Molina.

O prefeito Bill lembra investimentos recentes na Saúde. “Reformamos o Hospital e estamos ampliando a UBS do Jardim Alvorada, além de construir o Posto de Saúde no Jardim Novos Horizontes, que vai atender a população de diversos bairros”, destaca. “Estamos aumentando o trabalho preventivo ao câncer de mama, seja nas UBSs, nas atividades realizadas no mês Outubro Rosa e com a carreta-móvel”, conclui.

Primeira paciente da carreta, Eurides Soares Madureira faz acompanhamento permanente e elogia o programa. “Isso aqui é uma bênção. É rápido e ajuda o trabalho que fazemos no SUS”, enaltece. “Prevenir é o melhor a fazer, pra cuidar da nossa saúde. É um exame tão simples, não entendo porque ainda tem gente com resistência. Aconselho todas as mulheres a fazer o exame”, completa.

Outra munícipe que procurou o atendimento para fazer exame na carreta-móvel do Programa “Mulheres de Peito” é Francinete Martins Barboza. “Tive câncer de mama 13 anos atrás. Desde então, após o tratamento, faço acompanhamento uma vez ao ano”, conta. “É muito rápido o atendimento, 100% eficaz. Importante para as mulheres cuidarem da prevenção e acompanharem a saúde”, finaliza.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!