Programa “Defesa Civil na Escola aconteceu nesta quarta-feira (11)

 


O Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) “Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti”, no Jardim Europa, foi a primeira escola da rede municipal de ensino a receber o programa “Defesa Civil na Escola” este ano. O primeiro encontro com os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I foi realizado nesta quarta-feira (11). O tema da atividade foi “Defesa Civil Game” e “Defesa Civil Aventura”. A proposta deste programa é criar uma cultura de prevenção e autodefesa, incorporando conceitos de redução de risco de desastre e/ou acidentes à educação escolar, além de preservação do meio ambiente, conforme preconiza a Lei Federal n. 12608 de 10 de abril de 2012/2012. O programa é promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste por meio de uma parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Educação. Quatro escolas serão contempladas com o programa durante o ano letivo.

 

Na manhã desta quarta-feira (11), os alunos do Ciep “Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti” participaram de um jogo de perguntas e respostas em formato de competição, após explanação da equipe do programa sobre enchentes, tempestade com raio, deslizamento, incêndio, enxurradas e o que fazer nestas situações de risco.  De acordo com o agente da Defesa Civil, Ezequiel Matos, após as orientações, os alunos tiraram dúvidas. “Os principais questionamentos são sobre o porquê de não se esconder debaixo da árvore durante a tempestade, não construir casas nas encostas, atravessar enxurradas e, no caso de incêndio, deixar o prédio primeiro e depois acionar a emergência”, comentou.

 

O programa contempla mais quatro encontros no Ciep do Jardim Europa. No dia 18 de maio haverá o “Dia da Educação Itinerante”, com parceria do Centro de Controle de Zoonoses, DAE e Guarda Municipal. O tema será educação ambiental, com a apresentação do Canil da Guarda. No dia 25 deste mês, os alunos recebem “Atividade Lúdica e Simulação de Desastre”, com orientações sobre formas seguras de evacuação do prédio no caso de terremoto e deslizamento. Já no dia 1º de junho haverá “Simulação de Evacuação do Prédio”, com a participação do Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde. A atividade consiste na simulação de incêndio com gelo seco, evacuação do prédio e rotas de fuga. No último encontro, dia 30 de junho, o “Defesa Civil na Escola” promoverá uma passeata educativa sobre o combate ao mosquito aedes aegypti pelas ruas próximas à escola. “Os alunos levarão cartazes, distribuirão panfletos e apresentarão maracatu com música temática para conscientizar a população”, concluiu o agente.

 

A Emefei (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Anália de Lucca Furlan”, do Cruzeiro do Sul recebe o programa no mês de junho. No segundo semestre letivo, a ADI (Área de Desenvolvimento Infantil) “Carmelina Pellegrino Cervone”, do Jardim Santa Fé e a Emefei “Vereador José Luiz Gomes da Silva – Zelo”, do Conjunto dos Trabalhadores serão contempladas com as atividades do “Defesa Civil na Escola”.

 

 

Comentários