24Horas RMC

Profissionais do Zoo Americana esclarecem dúvidas da população sobre leão Panta

O Zoo Americana implantou neste final de semana, 26 e 27 de abril, uma tenda na região dos recintos dos felinos com o objetivo de orientar a população e esclarecer dúvidas sobre o leão Panta, animal que foi utilizado em denúncias infundadas de que não recebia alimentação do parque e estava doente. Profissionais do parque, como nutricionista, biólogos, veterinários e diretor estavam presentes durante o dia todo.

 

DSC_1556Segundo o diretor do parque, João Carlos Tancredi, a ação foi positiva. “Respondemos diversas dúvidas da população, porém, percebemos que muitos compartilhavam com nossa equipe a indignação de usarem o leão dessa forma. Convidamos todos que quiserem conhecer nossa cozinha, ver que há alimentação nas geladeiras e também colocamos os profissionais que trabalham no parque para explicar, deixando claro que não deixamos de alimentá-los, bem como não faríamos isso como profissionais”.

 

A perda de peso do leão Panta se deve ao fato natural do envelhecimento, já que ele possui 16 anos e é considerado idoso para a espécie. Ele come cinco quilos e meio de carne por dia, indicado para a espécie. “Existe um acompanhamento de veterinários e biólogos com experiência média de 10 anos em animais silvestres e, além do leão possuir idade avançada, a fêmea estava no cio e, quando isso acontece, naturalmente o leão come menos, por estar em permanente estado de ansiedade”, explicou Tancredi.

 

O parque está em constante aprimoramento e, prova disso é o crescimento do plantel que, desde 2011, aumentou 30%. Em 2011 havia 112 espécies e 444 exemplares de animais no zoo; em 2012 o número chegou a 105 espécies e 476 animais; em 2013 o número aumentou para 110 espécies e 527 animais.

 

“Como secretário da pasta, fico muito chateado de ver uma ação política como essa. Acompanhei a ação feita no final de semana e muitos cidadãos bem intencionados e preocupados com a saúde dos animais estiveram por lá, ouviram explicações técnicas e saíram satisfeitos. Utilizaram covardemente o leão com intuito de despertar nas pessoas de bem um sentimento de revolta contra atual administração, mas mostramos que a verdade prevalece”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Allan Jonas Duarte.

 

O Zoo Americana está localizado na Avenida Brasil, nº 2525, no Jardim Ipiranga, e é aberto ao público de terça a domingo, das 8 às 17 horas, com entrada gratuita. Informações do parque podem ser obtidas no site www.parque.americana.sp.gov.br.

 

 

Fotos: Bruno Carrenho/Prefeitura de Americana

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br