29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Produção industrial cresce 1,8% impulsionada por incentivos à produção

Compartilhe essa notícia!

Para especialista, números são bons, mas Brasil precisa expandir incentivos a mais setores para obter resultados melhores e mais rápidos

d65a79c362e47298f9b62771477a1bd4Os números da indústria brasileira melhoraram e tiveram um avanço de 1,8% no mês de abril, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta terça-feira (4). Impulsionado pelos incentivos do governo, o setor automobilístico liderou os ganhos com alta de 8,2%.

A alta representa uma recuperação da economia brasileira. Na comparação com o mesmo período de 2012, a produção do país avançou 8,4%. Para o professor de economia da IBE-FGV, Paulo Grandi, as políticas públicas para o setor industrial foram fundamentais para os resultados. “Vivemos um momento de incentivo à produção. O governo baixou juros e tomou medidas para que os números fossem melhores. A preocupação de hoje é a inflação, é preciso encontrar o equilíbrio entre contenção de preços e crescimento”, aponta.

O setor automobilístico, mais uma vez, mostrou porque continua sendo o carro chefe da economia. Entre os meses de março e abril, a produção de veículos registrou alta de 15,6%. ‘‘O governo concede incentivos para este setor porque ele acaba beneficiando vários outros, mas é claro que a gente fica muito dependente. Para se obter resultados mais rápidos será preciso expandir as políticas de incentivos para mais áreas”, ressalta o professor da IBE-FGV.

No acumulado de 2013, a indústria brasileira registra crescimento de 1,6%. No entanto, o setor apresenta recuo de 1,1% nos últimos 12 meses. Segundo a pesquisa Focus do Banco Central, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deve ficar em torno dos 2,7%, enquanto a produção industrial pode crescer até 2,5%.

 

Fonte: Tantas Comunicação

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!