24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Procon orienta sobre “Black Friday”

proconO Procon de Santa Bárbara d’Oeste, vinculado à Secretaria de Administração e Fundação Procon-SP, orienta os consumidores nesta quarta-feira (27) sobre o Black Friday. Segundo o órgão, eles devem pesquisar antes de comprar, inclusive, em lojas físicas, para verificar a existência de preços e condições de pagamento mais baratos e atraentes, que os oferecidos nos sites. Contudo, o órgão sugere que, antes de efetuar a compra, é imprescindível avaliar se é realmente necessário adquirir o produto neste momento, evitando as compras por impulso.

 

É importante verificar os preços cobrados antes do dia marcado para o evento. “Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação. Assim, evita-se o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado. O consumidor precisa também imprimir e salvar todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios, além de ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados”, disse a coordenadora do órgão, Maria de Fátima Felippe.

 

Caso o consumidor se depare com problemas como promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Blacky Friday, ou mudança de preço no momento da finalização da compra feita via internet, por exemplo; poderá denunciar nas redes sociais do Procon. No Twitter (@proconspoficial) use a “hastag” #deolhonaBlackFriday envie o print da página com o problema. O mesmo procedimento pode ser feito no Facebook (www.facebook.com/proconsp). Todos os casos serão analisados pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP para possível abertura de processo administrativo quando houver indício de lesão aos direitos dos consumidores.

 

Consumidores residentes no Estado de São Paulo que venham a enfrentar algum problema durante a Black Friday realizada pelas empresas que atuam no comércio eletrônico e que não consigam resolver esse problema pelos canais de atendimento por elas disponibilizados podem encaminhar o caso ao atendimento eletrônico no site do Procon-SP (http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp), que permanecerá aberto durante o período de duração da ação promocional.

 

O “Black Friday” foi criado nos Estados Unidos como preparação para as vendas de varejo de Natal, e acontece na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, o evento teve início em 2010 e repete a atividade como naquele país. O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.

 

Assessoria de Imprensa

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Redação
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