29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Procon de Nova Odessa realiza ‘Operação Dia dos Pais’

Compartilhe essa notícia!

Órgão fez campanha de orientação nos estabelecimentos; falta de preços nos produtos e diferenciação na cobrança para pagamento com cartão foram os principais problemas detectados

 

O Dia dos Pais está se aproximando e para garantir maior segurança ao consumidor na hora de fazer suas compras o Procon de Nova Odessa realizou esta semana uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais da cidade. Batizada de “Operação Dia dos Pais”, a iniciativa teve como objetivo orientar comerciantes sobre o que é permitido ou não na hora das vendas.

 

Diretor do Procon, Elvis Ricardo Maurício Garcia afirmou que nenhum comerciante foi multado, já que a iniciativa tinha caráter orientativo. Segundo ele, foram visitados 17 estabelecimentos comerciais e em cinco foram encontradas irregularidades.

 

Problemas na fixação de preços e diferenciação nas cobranças com cartão e dinheiro foram os principais problemas encontrados”, explicou o diretor. Segundo ele, o uso do cartão de débito e de crédito em apenas uma parcela deve ser considerado pagamento à vista. “Já quando é usado cartão de crédito e a conta é dividida em mais de uma parcela, pode ser considerado o preço parcelado”, explicou.

 

Garcia afirmou que, em comparação com a operação de fiscalização realizada em maio, por conta do Dia das Mães, foi possível notar que os comerciantes estão mais atentos. “Em maio tivemos 11 visitas e 9 autuações. Desta vez foram cinco irregularidades. Percebemos que os fornecedores estão se conscientizando em relação a isso e quem ganha é o consumidor”, disse.

 

O diretor destacou que as ações de fiscalização são contínuas e que consumidores que tenham dúvidas ou denúncias podem entrar em contato com o Procon. O telefone do órgão é o 3476-3261.

 

MAIS AÇÕES – Além de fiscalização, o Procon tem realizado constantemente ações de orientação aos consumidores. Recentemente, o órgão realizou audiências de conciliação com uma empresa de TV por assinatura. “Estávamos com uma demanda grande com esta empresa, com várias reclamações, em especial por descumprimento de oferta. Marcamos as audiências em um único dia e a empresa mandou um representante. De 12 reclamações registradas, conseguimos acordo em 10 casos”, disse.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!