24Horas

Procon de Nova Odessa dá dicas sobre cuidados na hora de comprar material escolar

As férias de janeiro já estão acabando e logo começa o ano letivo. Para muitos pais, este período que antecede a volta às aulas é marcado pela compra do material escolar. Além de buscar produtos de qualidade e preços justos, são comuns os questionamentos sobre quais materiais podem ou não ser pedidos pelas escolas.

 

Pesquisar os preços em diferentes locais e se unir a outros pais para compras coletivas são sugestões para economizar. É preciso também redobrar a atenção para, em meio a tantas opções oferecidas, não sair no prejuízo. “Infelizmente ainda temos casos de estabelecimentos que pedem em suas listas materiais de uso coletivo e que não são de uso em atividades pedagógicas, o que não é permitido”, explicou a responsável pelo Procon de Nova Odessa, Analina Demiqueli.

 

Ela orienta os pais a, antes de iniciar as compras, ajustar os gastos ao orçamento doméstico. “A pesquisa de preço continua a ser uma prática importante. Outra dica, é verificar quais os produtos que a criança já possui antes de sair em busca do material listado pela escola”, disse.

 

A responsável ressaltou que todo material entregue no início do ano na escola e que não é utilizado deve ser devolvido pelo estabelecimento ao término do ano letivo. “É importante esclarecer, também, que a escola não pode solicitar a compra de produtos como material de higiene e limpeza; cobrar taxas para suprir despesas com água, luz e telefone; ou determinar o local em que o material deve ser comprado”, orientou.

 

Outro fator importante a se destacar é a emissão de nota fiscal pelo vendedor. “Em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentar a nota fiscal, portanto, exija sempre este documento. Ao recebê-la, cheque se os produtos estão devidamente descritos e recuse quando estiverem relacionados apenas os códigos dos itens, pois isso pode dificultar a identificação”.

 

Segundo Analina, pais que tiverem dúvidas sobre a lista de materiais ou exigências feitas pelo estabelecimento de ensino podem procurar o Procon para esclarecimentos. O Procon de Nova Odessa funciona junto ao Fórum, na Avenida João Pessoa, 1300. O telefone é o 3476-3261 e o horário de atendimento é de segunda e sexta-feira, das 8h às 11h para consultas telefônicas e das 11h às 16h para solicitações pessoalmente.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br