24Horas RMC

Procon dá dicas aos consumidores para mais uma Black Friday

Responsável pelo Procon de Nova Odessa orienta sobre os cuidados na hora das compras

 

Na próxima sexta-feira, dia 24, acontece mais uma edição da “Black Friday”, quando muitos lojistas, físicos e virtuais, divulgam o que parece ser a data de maiores descontos do ano no varejo. Atento para que os consumidores não sejam enganados, o Procon (Serviço de Orientação ao Consumidor) de Nova Odessa dá dicas e orienta para os cuidados na hora das compras. Uma das preocupações principais é com relação a falsos descontos e a maquiagem de preços na Black Friday.

“As dicas são mais ou menos as mesmas das outras edições, porque os cuidados devem ser permanentes”, ressalta Analina Demiqueli, responsável pelo Procon de Nova Odessa. Segundo ela, um dos itens que merece atenção especial é o frete dos produtos. “É preciso o consumidor ficar atento aos fretes, porque às vezes o preço fica igual ou mais caro do que a loja física”, cita.

De acordo com a responsável pelo órgão de defesa do consumidor, os aparelhos de telefone celular continuam sendo os produtos mais adquiridos no período e, por consequência, com maior quantidade de queixas. “A reclamação maior é com relação as lojas virtuais, que costumam oferecer preços menores que as físicas”, explica Analina. Além do Procon, ela recomenda consultas ao site Reclame Aqui.

A pesquisa prévia de preços, não apenas nas vésperas da data especial, é outro ponto importante. “Mesmo com o monitoramento de preços que vem sendo realizado pelos Procons de todo o Brasil, ‘maquiagens’ podem ocorrer”, acrescenta a dirigente. “Somente pesquisando com a maios antecedência possível é que o consumidor saberá se a compra vale realmente a pena”, complementa Demiqueli.

O Procon-SP divulgou lista de 518 sites que devem ser evitados, devido a reclamações registradas sem retorno – sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php. “O consumidor deve limitar suas compras apenas àquilo que realmente precisa, evitando agir por impulso e que pode levar ao superendividamento”, completa.

 

O Procon de Nova Odessa funciona em prédio anexo ao Fórum, na Avenida João Pessoa, 1.300, com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h. Pelo telefone (19) 3476-3261, o atendimento é das 8h às 11h.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br