18 de abril de 2024

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Procon Americana dá dicas sobre as megaliquidações de começo de ano

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Para grande parte dos brasileiros, o início do ano é marcado por uma série de gastos extras, como o pagamento da matrícula e do material escolar e de impostos, como IPTU e IPVA. Por essa razão, a Prefeitura Municipal de Americana, por meio da Unidade de Defesa do Consumidor, o Procon, preparou dicas para o consumidor.

Antes de sair às compras, é recomendado analisar com cuidado o orçamento da família para descobrir se de fato ainda existe espaço para mais gastos e não se esquecer de somar as despesas feitas com cartões de crédito e cheque pré-datado no fim do ano.

Confira as dicas:
Controle o impulso: Por mais que a tentação seja grande, evite fazer compras por impulso nessa época só porque os preços estão mais baixos. Reserve um tempo para buscar informações sobre preço e funcionamento do produto, é importante fazer também uma pesquisa de preços, para ver se de fato os produtos estão realmente mais baratos.

Cuidado com as “pegadinhas”: Não se deixe levar apenas pelos anúncios. É importante tentar identificar os produtos que realmente estão em oferta, comparando os valores cobrados em outros estabelecimentos que não estão promovendo liquidações.

Publicidade: guarde anúncios e folhetos que falam das ofertas. Por lei, tudo o que for anunciado em publicidade ou mesmo por meio de declarações dos vendedores, como promoções e condições de pagamento especiais, deve ser cumprido. Caso a loja não cumpra o que foi prometido, compareça ao Procon para que possa ser verificado e posteriormente exigir o cumprimento da oferta.

Troca: os lojistas não costumam fazer a troca de produtos vendidos em liquidações se eles não tiverem defeito, e por lei, eles não são obrigados a fazer isso. A troca só é obrigatória se a possibilidade tiver sido garantida ao consumidor pelo vendedor ou por meio de etiquetas fixadas nas peças ou em notas fiscais, por exemplo. Mas, mesmo nesses casos, o lojista pode determinar um prazo máximo para que a troca seja feita.

Defeito: se o produto apresentar algum tipo de defeito a regra é a mesma para a compra feita fora de liquidação. O produto deve ser consertado pelo fornecedor dentro do prazo de 30 dias. Se isso não for possível ou o prazo chegar ao fim, o consumidor poderá escolher entre três possibilidades: a troca imediata do produto, a devolução do dinheiro com correção ou um desconto sobre o valor cobrado

Internet: as lojas virtuais também costumam fazer promoções nessa época do ano. Nesse caso, as regras são um pouco diferentes daquelas para compras feitas em lojas físicas. Se o consumidor fizer uma compra em liquidação pela internet, mesmo que o produto não tenha defeito, ele tem o prazo de sete dias úteis para se arrepender. Nesses casos, ele pode simplesmente devolver o produto e pedir o dinheiro de volta.

A Unidade do Procon está localizada na Rua Panamá, 40, Vila Paraíso, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O Procon atende também no Paço Municipal, no piso térreo, guichê 1. O endereço é Avenida Brasil, 85, Centro. O consumidor pode, ainda, entrar em contato pelo telefone 151 ou 3461-0465.

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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